Honda CR-V e Volvo XC40: vou de luxo ou não vou?

CR-V: tela de 7 pol, câmera sob retrovisor direito, teto solar, conexão HDMI e quatro USB, espelho para acompanhar crianças, estepe integral

 

O XC40 responde com ajuste de apoio lombar também para o passageiro, ar-condicionado que ativa a recirculação ao detectar poluentes no ar externo, assistentes de facho dos faróis e para manter a faixa da via (com escolha entre alerta, intervenção no volante e ambos), carregador de celular por indução, capô sustentado por mola a gás, comando para a trava infantil das portas traseiras (tem a desvantagem de não bloquear só uma), luzes de cortesia no assoalho interno e no piso junto às portas, manual de instruções na tela central, mostrador de nível de óleo do motor, porta-luvas refrigerado, seleção de três perfis de motorista para guardar preferências, sistema de assistência Volvo On Call e retrovisores externos fotocrômicos (além do interno, comum ao CR-V) e que podem mostrar o meio-fio em marcha à ré.

 

 

Agrada ainda no Volvo o som abafado (“de freezer“) ao fechar as portas, que faz as do rival parecerem de plástico. O capô usa dois fechos, mais seguros contra abertura acidental e favoráveis aos vãos de carroceria, por manter a peça mais firme em alta velocidade. Existe monitor da distância à frente, com alerta e frenagem automática em velocidades urbanas, além da opção (ausente do carro avaliado) de controlador de distância.

Correção oportuna no CR-V seria ao conhecido bloqueio de controle elétrico de vidros: para impedir que crianças usem os botões traseiros, deixa o passageiro da frente com o vidro bloqueado e o motorista sem controle sobre as três janelas. No XC40 há a falta imperdoável de luz de cortesia na parte traseira, a tela central parece muito propensa a marcas de dedos e o sistema automático de parada/partida do motor — que atua muito mais do que gostaríamos — não tem botão de desativação, a qual requer uso de menus da central. Em ambos seria bom existir limitador de velocidade.

 

XC40: muitas funções na tela central de 9 pol, retrovisores externos também fotocrômicos (o esquerdo biconvexo), carregador de celular por indução

 

Os dois carros oferecem amplo espaço na frente e para cabeças e pernas no banco traseiro, sendo o CR-V superior no último aspecto. Ele é também mais largo, embora nenhum admita três adultos com conforto. No XC40, o assento traseiro muito baixo deixa as coxas mal apoiadas e o volumoso túnel do assoalho incomoda mais o passageiro central.

 

Os dois carros oferecem amplo espaço na frente e para cabeças e pernas no banco traseiro, este maior no CR-V, que também admite volume de bagagem superior

 

O compartimento de bagagem é maior no Honda, 522 litros ante 460 do rival. O banco traseiro é bipartido em ambos; o CR-V tem práticos comandos no porta-malas que promovem seu rebatimento sem se precisar mexer no banco. Outra comodidade do modelo é o acionamento elétrico da tampa traseira, comandado também por movimento do pé sob o para-choque — o que a Volvo só oferece na versão R-Design. Além do sensor habitual para evitar que a tampa se feche sobre alguém, há um sensor na guarnição que detecta até dedos infantis no caminho. Ainda, seu estepe tem tamanho integral e até roda de alumínio, boa vantagem sobre o temporário do XC40.

 

Memórias para o banco, monitor de atenção, saída de ar para banco traseiro, rebatimento de espelhos, retenção automática e navegador estão nos dois modelos

 

Próxima parte

 

Equipamentos de série e opcionais

CR-V XC40
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. S/S S/ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/2 S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. S/S/ND S/S/ND
Caixa automática/automatizada S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras S S
Chave presencial para acesso/partida S/S S/S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade S/ND S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds ND/S ND/S
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S S/S
Fixação Isofix para cadeira infantil S S
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth/integração a celular S/S S/S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S
Luz traseira de neblina S S
Navegador por GPS S O
Rádio com toca-CDs/MP3 ND/S ND/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Retrovisor interno fotocrômico S S
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. S/S ND/S
Teto solar/comando elétrico S/S ND
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível
Próxima parte