Creta desafia: até onde novo Ecosport pode chegar?

Mais acertado quanto ao limite de rotação, o Hyundai compensou a menor potência para vencer o Ford em aceleração e retomada, sobretudo após 100 km/h

 

Desempenho e consumo

FHB-PerformanceO Ecosport pesa menos e dispõe de mais potência e torque: isso lhe garante o melhor desempenho? Nem sempre, como mostraram as medições exclusivas do Best Cars, efetuadas com gasolina, e os gráficos preparados pelo consultor técnico Felipe Hoffmann, da FHB Performance.

Sua aceleração ficou muito próxima à do Creta até 80 km/h. Por padrão usamos arrancada com estol para obter os melhores tempos, mas no caso do Ford não houve vantagem: a fábrica optou por limitar o torque nessa condição, o que permite usar uma transmissão menos reforçada, mais leve e eficiente (o regime de estol do Hyundai, aliás, é dos mais baixos: 1.800 rpm, menos 400 que no concorrente). Contudo, não é essa a principal razão para a esperada vantagem do Eco não ter sido confirmada.

 

Como acontece com vários carros da Ford, os pontos de trocas automáticas de marcha são prematuros e, em alguns casos, não permitem ao motor alcançar sua potência máxima. O Titanium leva a primeira até 5.650 rpm, a segunda até 6.650 rpm (pouco acima do pico de 6.500) e a terceira até 6.400 rpm. Enquanto isso, os regimes de mudança do Creta (6.450, 6.300 e 6.500 rpm, na ordem) ficam todos acima do ponto de maior potência (6.200), como deve ser quando o objetivo é desempenho.

Além disso, a troca para quarta do Ford ocorre pouco antes de 120 km/h, o que amplia seu tempo de aceleração até essa velocidade. Enquanto de 0 a 100 ele perde por apenas 0,4 segundo, a vantagem do Hyundai passa para 1,2 s de 0 a 120. De qualquer forma, como mostra o gráfico acima, ambos produzem aceleração consistente e garantem o “pulo” inicial produzido pelo conversor de torque das caixas automáticas, algo que não existia no Eco anterior.

 

Na retomada de 80 a 120 km/h a vantagem inicial é do Ecosport (note a aceleração e a velocidade mais altas na maior parte do gráfico acima), que tem a terceira marcha mais curta. No entanto, isso o impede de atingir 120 em terceira: quando ele passa à quarta, o Creta segue a manobra com mais potência (percebida pela aceleração mais alta ao redor de 6 segundos) e então a conclui em 1 s a menos. Nas retomadas a partir de 60 km/h, vale a mesma observação da aceleração: o Ford demora mais a chegar a 120 por causa da troca adicional de marcha.

Onde o Ecosport venceu foi em consumo, com marcas pouco melhores (entre 0,4 e 0,5 km/l) em cada trajeto. No trajeto rodoviário, que inclui diversos aclives, ambos reduziram marchas com certa frequência — até a quarta no Creta, o que nos parecia desnecessário. Isso parece ter prejudicado seus consumos nessa condição, que foi mais alto que no trajeto leve em cidade. Com tanque maior, o Hyundai oferece maior autonomia em duas das condições.

 

Ecosport Creta
Aceleração
0 a 100 km/h 10,3 s 9,9 s
0 a 120 km/h 14,7 s 13,5 s
0 a 400 m 17,3 s 16,9 s
Retomada
60 a 100 km/h* 6,2 s 5,5 s
60 a 120 km/h* 10,5 s 9,1 s
80 a 120 km/h* 8,4 s 7,4 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 11,8 km/l 11,4 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,1 km/l 5,7 km/l
Trajeto em rodovia 10,7 km/l 10,2 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 552 km 564 km
Trajeto exigente em cidade 285 km  282 km
Trajeto em rodovia 501 km 505 km 
Testes com gasolina; *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

 

Dados dos fabricantes

Ecosport Creta
Velocidade máxima ND 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND 9,7 s
Consumo em cidade 8,8/6,1 km/l 10,0/6,9 km/l
Consumo em rodovia 12,0/8,3 km/l 11,4/8,2 km/l
Dados do fabricante para gasolina/álcool; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Várias soluções técnicas são comuns entre eles, da corrente para acionar os comandos de válvulas ao eixo de torção na suspensão traseira

 

 

Ficha técnica

Ecosport Creta
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 87,5 x 83,1 mm 81 x 97 mm
Cilindrada 1.999 cm³ 1.999 cm³
Taxa de compressão 12,0:1 12,0:1
Alimentação injeção direta injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 170/176 cv a 6.500 rpm 156/166 cv a 6.200 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 20,6/22,5 m.kgf a 4.500 rpm 19,1/20,5 m.kgf a 4.700 rpm
Potência específica (gas./álc.) 85,0/88,0 cv/l 78,0/83,0 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automática, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,58 / 8 km/h 4,40 / 8 km/h
2ª. 2,96 / 12 km/h 2,73 / 13 km/h
3ª. 1,91 / 18 km/h 1,83 / 20 km/h
4ª. 1,45 / 24 km/h 1,39 / 26 km/h
5ª. 1,00 / 34 km/h 1,00 / 36 km/h
6ª. 0,75 / 46 km/h 0,77 / 47 km/h
Relação de diferencial 3,51 3,61
Regime a 120 km/h 2.650 rpm (6ª.) 2.550 rpm (6ª.)
Regime à vel. máx. informada ND 5.200 rpm (5ª.)
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Diâmetro de giro ND ND
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol 6,5 x 17 pol
Pneus 205/50 R 17 W 215/60 R 17 H
Dimensões
Comprimento 4,269 m 4,27 m
Largura 1,765 m 1,78 m
Altura 1,693 m 1,635 m
Entre-eixos 2,519 m 2,59 m
Bitola dianteira ND ND
Bitola traseira ND ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,35 ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 55 l
Compartimento de bagagem 362 l 431 l
Peso em ordem de marcha 1.359 kg 1.399 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 8,0/7,7 kg/cv 9,0/8,4 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem 5 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2018 2018
Pneus Michelin Primacy 3 ST Goodyear Efficient Grip SUV
Quilometragem inicial 1.500 km 6.000 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível
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