Creta desafia: até onde novo Ecosport pode chegar?

Ecosport: tela de 8 pol para áudio, navegador e câmera traseira; comando de voz, teto solar e, como no rival, chave presencial para acesso e partida

 

Creta: integração a celular (como no concorrente) com tela de 7 pol; ventilação no banco do motorista e rebatimento de espelhos; em ambos o ar-condicionado é automático

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Ecosport Creta
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/1 S/S/1
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. S/S/S S/S/ND
Caixa automática/automatizada S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras S S
Chave presencial para acesso/partida S S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade S/S S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S
Faróis com lâmpadas de xenônio S* ND
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S S/ND
Fixação Isofix para cadeira infantil S S
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S
Luz traseira de neblina ND ND
Navegador por GPS S S
Rádio com toca-CDs/MP3 ND/S ND/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Retrovisor interno fotocrômico S ND
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/S ND/S
Teto solar/comando elétrico S/S ND
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *facho baixo

 

Os motores de 2,0 litros estão entre os mais vigorosos da categoria; com injeção direta, o da Ford vence o da Hyundai em potência e torque

 

 

Comentário técnico

• O motor do Ecosport, o mesmo do Focus, é uma evolução da série Duratec que o equipa desde a primeira geração. A maior novidade é a injeção direta de combustível, que aumenta sua eficiência e trouxe ganho expressivo de potência em relação ao anterior (de 141/146 cv para 170/176 cv). O Creta usa o 2,0-litros da série Nu, conhecido de IX35, Elantra e Kia Sportage. Nos dois são aplicados recursos atuais como bloco de alumínio e variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento. O acionamento dos comandos de válvulas usa corrente, mais robusta que a correia dentada.

• Em termos de plataforma o Ecosport deriva do Fiesta, enquanto o Creta recorre a uma arquitetura maior, a mesma do Elantra. Ambos usam o tradicional eixo de torção na suspensão traseira. Apenas o Ecosport Storm, com tração integral, vem com sistema independente multibraço.

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