Sedãs: novo VW Jetta diante de Cruze, Civic e Corolla

Cruze: central com tela de 7 pol, assistente de estacionamento, alerta de distância à frente, assistentes de faixa e faróis, central On Star, carregador por indução e indicador de vida do óleo

 

Civic: tela de 7 pol, mostrador de pressão de turbo, câmera das faixas à direita no retrovisor, freio de estacionamento elétrico e retenção automática

 

Pontos melhoráveis no Chevrolet: faltam ajuste da ancoragem superior do cinto (ruim para o passageiro, cujo assento tem altura fixa) e segunda zona de ajuste do ar-condicionado, o computador de bordo não pode ser consultado sem ligar o motor, há pouco espaço para objetos, os comandos de áudio ficam atrás do volante (requerem costume) e os detalhes cromados causam reflexos dos raios solares, sobretudo a moldura do console — ocorre um pouco no Jetta. O capô sem a habitual trava na frente (basta acionar sob o painel) pode evitar sujar as mãos, mas se ficar mal fechado precisa-se voltar à cabine para nova abertura.

 

 

Algo que incomoda no Cruze é a parada/partida automática do motor. Primeiro por não haver comando para desativar a função, segundo por não se conseguir inibir sua ação pelo uso moderado dos freios ao parar e terceiro porque o motor, depois de ser desligado, volta a ligar quando se coloca a transmissão em P para estacionar. O sistema do Jetta é melhor em todos esses aspectos.

 

Corolla: tela de 7 pol e rebatimento elétrico de espelhos; como os outros, tem navegador

 

Jetta: tela de 8 pol, seletor de modos de condução, freio elétrico, controlador de distância à frente e resumo da viagem no quadro ao encerrar

 

No Honda há uma feia solda aparente entre as duas peças da porta e as conexões (como USB e 12-volts) escondidas sob o console dificultam o uso. No Toyota o volante é duro sob o couro e faltam  abertura e fechamento de vidros a distância, luzes de cortesia atrás (tem apenas a central) e sensores de estacionamento (os outros têm até o dianteiro). Ambos vêm sem limpador de para-brisa automático. No Volkswagen o forro do teto não veda bem os raios solares. Cruze e Jetta não trazem faixa degradê no para-brisa e Corolla e Civic insistem no bloqueio “burro” do controle elétrico de vidros, em que inibir os comandos das portas de trás também impede seu acionamento pelo motorista e deixa travada a janela do passageiro. Nenhum conta com difusor de ar para os passageiros de trás, limitador de velocidade ou porta-luvas refrigerado.

 

O espaço dos passageiros é equivalente entre os quatro, mas não a capacidade do porta-malas: as maiores estão no Civic e no Jetta, com o Cruze bem atrás

 

Há equilíbrio em espaço interno, tanto na frente quanto atrás, onde dois adultos se acomodam com ótimo vão para pernas, mas altura útil apenas boa — pouco melhor no Jetta. Nenhum banco traseiro prevê conforto para três pessoas: o encosto sacrifica o passageiro central (no Honda e no Volkswagen ainda há o volumoso túnel central do assoalho) e seus colegas saem da melhor posição. Crítico no Civic é o acesso desses ocupantes pela linha de teto mais esportiva.

 

Porta-malas acima de 500 litros no Civic e no Jetta, menor no Corolla e ainda mais no Cruze

 

Os maiores porta-malas são o do Civic (519 litros) e o do Jetta (510), acima do Corolla (470) e com o Cruze bem atrás (440). Todos têm banco traseiro bipartido e tampa com dobradiças comuns, que consomem espaço da bagagem e podem amassá-la ao fechar se não for reservado lugar. Os estepes são temporários, finos, salvo o do Corolla — que usa pneu de 16 pol, diferente dos outros, e só serve para uso breve da mesma forma.

Próxima parte

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Cruze Civic Corolla Jetta
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. S/ND S/ND ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S S
Alarme antifurto/controle a distância S S S S
Aquecimento S S S S
Ar-condicionado/automático/zonas S/S/1 S/S/2 S/S/2 S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S S/S S/S
Bolsas infl. laterais/cortinas/joelhos mot. S/S/ND S/S/ND S/S/S S/S/ND
Caixa automática/automatizada S/ND S/ND S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras S S S S
Chave presencial para acesso/partida S S S S
Cintos de 3 pontos, todos os ocupantes S S S S
Computador de bordo S S S S
Conta-giros S S S S
Controlador/limitador de velocidade S/ND S/ND S/ND S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S S/S S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S S
Direção assistida S S S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S S S
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds ND ND/S ND/S ND/S
Faróis de neblina S S S S
Faróis/limp. para-brisa automático S/S S/ND S/ND S/S
Fixação Isofix para cadeira infantil S S S S
Freios antitravamento (ABS) S S S S
Interface Bluetooth/integração a celular S/S S/S S/S S/S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA NA NA NA
Luz traseira de neblina S/S S/ND S/ND S/S
Navegador por GPS S S S S
Rádio com toca-CDs/MP3 ND/S ND/S S/S S/S
Repetidores lat. das luzes de direção S S S S
Retrovisor interno fotocrômico S S S S
Rodas de alumínio S S S S
Sensores de estacionamento diant./tras. S/S S/S ND S/S
Teto solar/comando elétrico ND S/S ND S/S
Travamento central das portas S S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável
Próxima parte