Porte e portas, argumentos da Oroch contra Strada e Saveiro

Strada
Strada
Duster Oroch
Duster Oroch
Saveiro
Saveiro

 

A Renault obteve o melhor compromisso entre estabilidade e conforto; a Fiat é dura na traseira e a VW, embora mais esportiva em curvas, não roda tão macio

 

Desempenho e consumo

Como sua vantagem em potência e torque fazia esperar, a Duster Oroch revelou-se a picape mais rápida ao acelerar de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos, ante 11,7 s da Saveiro e 12,4 s da Strada. Sua vantagem poderia ser até maior com pneus mais apropriados ao asfalto: há forte perda de tração ao liberar rápido a embreagem, mesmo em rotações médias. Nesse quesito o tipo de pneu oferecido na Adventure é melhor.

Sobre a Strada, duas observações. Uma, que nosso carro tinha caixa de câmbio automatizada, de pouca influência ao acelerar, mas decisiva ao retomar: enquanto carros com caixa manual efetuam toda a manobra na mesma marcha (sendo por isso medidos em duas delas), os automáticos e automatizados são acelerados a fundo, reduzem como a caixa decidir (o que toma algum tempo) e podem mudar para a marcha seguinte durante a medição. A outra é que apenas a Fiat foi medida com gasolina, pois assim nos foi entregue (não havia tempo hábil para esgotar o tanque e abastecer com álcool sem risco de “contaminação”). Isso a prejudica um pouco em desempenho, pois ganharia 2 cv e 0,5 m.kgf com o combustível vegetal, e dificulta a comparação de consumo, como veremos adiante.

Em retomadas, à parte o diferente critério de medição da Strada, a Oroch beneficia-se por ter a sexta marcha (portanto com terceira, quarta e quinta mais curtas que as da Saveiro), o que deixa seu motor em regime mais alto nas medições. Esses fatores, associados ao motor potente, fizeram da Renault a vencedora na maioria das provas. A exceção ficou para a de 80 a 120 km/h em terceira marcha: seu 2,0-litros termina o trajeto perto do limite de rotação, ponto no qual já não fornece tanta potência. A mesma prova, ao ser feita em quarta, deixou-a claramente à frente da VW.

Nas medições de consumo, fatores como maior área frontal, grande cilindrada e pneus largos de uso misto prejudicaram a Oroch, que nos assustou com o apetite por álcool no trajeto rodoviário: apenas 6,8 km/l, rendimento 27% mais baixo que o da Saveiro. Os números da Fiat, naturalmente melhores por ter usado gasolina, precisam ser lidos de outra maneira.

Índices oficiais de consumo pelos padrões do Inmetro não estão disponíveis para ela, mas a fábrica aponta para a perua Weekend Adventure Dualogic (de mesmos motor e caixa) um rendimento por litro 45% maior no ciclo urbano e 44% maior no rodoviário com gasolina que com álcool. Se transpostos a nossos resultados, esses percentuais resultam em 8,3 km/l no ciclo urbano leve, 4,8 km/l no urbano exigente e 8,8 km/l no trajeto rodoviário para a Strada.

Assim, a Saveiro mantém-se em clara vantagem nos três percursos: 10,7 km/l no urbano leve, ante 8,9 da Oroch e 8,3 da Strada; 5,6 km/l no urbano exigente, contra 4,8 da Strada e 4,4 da Oroch (peso faz grande diferença aqui); e 9,3 km/l no rodoviário, ante 8,8 da Strada e lamentáveis 6,8 da Oroch. A VW é também a picape de maior autonomia com álcool em cada condição de uso, aspecto que a Renault deveria rever, ampliando a capacidade do tanque, diante do alto consumo de seu modelo.

 

Medições Best Cars

Strada Duster Oroch Saveiro
Aceleração
0 a 100 km/h 12,4 s 11,2 s 11,7 s
0 a 120 km/h 17,8 s 15,3 s 16,9 s
0 a 400 m 18,1 s 17,8 s 18,2 s
Retomada
60 a 100 km/h 8,1 s* 7,9 s (3ª.) 8,8 s (3ª.)
10,5 s (4ª.) 13,3 s (4ª.)
60 a 120 km/h 13,4 s* 11,8 s (3ª.) 13,5 s (3ª.)
16,3 s (4ª.) 20,2 s (4ª.)
80 a 120 km/h 9,7 s* 9,9 s (3ª.) 9,8 s (3ª.)
12,2 s (4ª.) 13,5 s (4ª.)
14,5 s (5ª.)
Consumo
Trajeto leve em cidade 12,0 km/l (gas.) 8,9 km/l (álc.) 10,7 km/l (álc.)
Trajeto exigente em cidade 6,9 km/l (gas.) 4,4 km/l (álc.) 5,6 km/l (álc.)
Trajeto em rodovia 12,7 km/l (gas.) 6,8 km/l (álc.) 9,3 km/l (álc.)
Autonomia
Trajeto leve em cidade 626 km (gas.) 401 km (álc.) 530 km (álc.)
Trajeto exigente em cidade 360 km (gas.) 198 km (álc.) 277 km (álc.)
Trajeto em rodovia 663 km (gas.) 306 km (álc.) 460 km (álc.)
Testes efetuados com gasolina (Strada) e álcool (Duster Oroch e Saveiro); *com reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição

 

 

Dados dos fabricantes

Strada Duster Oroch Saveiro
Velocidade máxima 178/179 km/h 178/186 km/h 174/177 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,6/10,3 s 10,6/9,7 s 10,6/10,1 s
Consumo em cidade ND 9,2/6,4 km/l 10,7/7,5 km/l
Consumo em rodovia ND 10,8/7,3 km/l 10,9/7,8 km/l
Dados do fabricante para gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

Ficha técnica

Strada Duster Oroch Saveiro
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/alumínio alumínio
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 80,5 x 85,8 mm 82,7 x 93 mm 76,5 x 86,9 mm
Cilindrada 1.747 cm³ 1.998 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 11,2:1 11:1 11,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 130/132 cv a 5.250 rpm 143/148 cv a 5.750 rpm 110/120 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 18,4/18,9 m.kgf a 4.500 rpm 20,2/20,9 m.kgf a 4.000 rpm 15,8/16,8 m.kgf a 4.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 74,4/75,6 cv/l 71,6/74,0 cv/l 68,9/75,2 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual automatizada, 5 manual, 6 manual, 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,27 / 7 km/h 3,73 / 8 km/h 3,46 / 8 km/h
2ª. 2,24 / 14 km/h 2,11 / 14 km/h 1,95 / 14 km/h
3ª. 1,52 / 20 km/h 1,45 / 20 km/h 1,28 / 21 km/h
4ª. 1,16 / 26 km/h 1,11 / 26 km/h 0,93 / 29 km/h
5ª. 0,92 / 33 km/h 0,91 / 32 km/h 0,74 / 37 km/h
6ª. NA 0,77 / 38 km/h NA
Relação de diferencial 4,07 4,44 4,36
Regime a 120 km/h 3.650 rpm (5ª.) 3.150 rpm (6ª.) 3.250 rpm (5ª.)
Regime à vel. máxima informada 5.400/5.450 rpm (5ª.) 5.550/5.800 rpm (5ª.) 5.950/6.050 rpm (4ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (284 mm ø) a disco ventilado (269 mm ø) a disco ventilado (280 mm ø)
Traseiros a tambor (228 mm ø) a tambor (229 mm ø) a disco (232 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 11,3 m 10,7 m 11,5 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo rígido, mola parabólica ind., McPherson, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 6 x 16 pol 16 pol 6 x 15 pol
Pneus 205/60 R 16 H 215/65 R 16 T 205/60 R 15 H
Dimensões
Comprimento 4,471 m 4,693 m 4,511 m
Largura 1,74 m 1,821 m 1,729 m
Altura 1,648 m 1,695 m 1,553 m
Entre-eixos 2,753 m 2,829 m 2,753 m
Bitola dianteira 1,469 m ND 1,435 m
Bitola traseira 1,43 m ND 1,493 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND 0,398
Capacidades e peso
Tanque de combustível 58 l 50 l 55 l
Caçamba 680 l 683 l 580 l
Carga máxima 650 kg 607 kg
Peso em ordem de marcha 1.258 kg 1.346 kg 1.133 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 9,7/9,5 kg/cv 9,4/9,1 kg/cv 10,3/9,4 kg/cv
Garantia
Prazo 1 ano sem limite de km 3 anos sem limite de km
Carro avaliado
Pneus Continental Conti Power Contact Michelin LTX Force Pirelli Scorpion ATR
Quilometragem inicial 7.000 km 3.000 km 13.000 km
Dados dos fabricantes; NA = não aplicável; ND = não disponível
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