JAC T6, Peugeot 2008 e Duster: um preço, três tamanhos

JAC T6
Peugeot 2008 Griffe THP

 

Renault Duster Dynamique

 

Oferecido em pacote fechado com o motor THP, o 2008 custa cerca de R$ 3 mil a mais que os concorrentes em suas opções mais equipadas

 

Preços

T6

2008

Duster

Sem opcionais 69.990 79.590 72.990
Como avaliado 75.990 79.590 77.040
Completo 75.990 81.180 78.640
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 3/8/15; menores preços em destaque; consulte os sites: T6, 2008, Duster

 

Custo-benefício

A JAC oferece o T6 em três configurações, mas as trata como pacotes de opcionais dentro de uma só versão, ao contrário das marcas francesas, que denominam os acabamentos de forma distinta (Allure e Griffe no 2008, apenas o segundo disponível com o motor turbo, e Expression e Dynamique no Duster, dos quais só este pode ter câmbio automático e motor de 2,0 litros). Por isso o preço inicial do modelo chinês, R$ 70 mil, é bem mais baixo que o dos adversários. Optar por esse T6 básico, no entanto, implicaria abrir mão de itens tão comuns hoje quanto rodas de alumínio, controle remoto de travas e faróis de neblina.

Na configuração em que os avaliamos, o Peugeot custa R$ 2.550 a mais que o Renault (diferença que aumenta em caso de câmbio manual) e R$ 3,6 mil acima do JAC. O que só o 2008 oferece nessa condição — além do motor mais potente — são itens de segurança, como controle de estabilidade e bolsas infláveis laterais e de cortina, e de conforto, entre eles ar-condicionado de duas zonas e teto envidraçado. Os outros dois ficam próximos em conteúdo, com comodidades menores a favor de um outro, como vimos nas páginas anteriores. Nosso julgamento é que o valor adicional pago pelo Peugeot justifica-se em termos de equipamentos.

 

JAC T6
Peugeot 2008 Griffe THP

 

Renault Duster Dynamique

 

Vencedor em 10 das 18 notas atribuídas, o Peugeot sai em vantagem do confronto, mas a escolha certa envolve pesar as prioridades de cada comprador

 

O 2008 supera os adversários em 10 dos 18 quesitos analisados nas notas: posição de dirigir, itens de conveniência, motor, desempenho, consumo, freios, direção, suspensão, segurança passiva e, até mesmo por esse leque de superioridades, também em custo-benefício. O T6 deixa os oponentes para trás apenas em espaço interno e porta-malas, enquanto o Duster não consegue sobressair em nenhum aspecto. No ponto de vista contrário, porém, o Peugeot fica em último lugar em espaço interno, porta-malas e estabilidade; o JAC, em suspensão e visibilidade; e o Renault, em estilo, acabamento, câmbio e segurança passiva.

Como fica claro, há um vencedor com folga na média de notas — o Peugeot 2008 — e certo equilíbrio entre os demais, mas a escolha certa a fazer é a que melhor atende às prioridades de cada comprador.

Interessados em um carro rápido, mais econômico, superior em segurança (apesar da estabilidade que decepciona) e com fartas conveniências têm no 2008 a opção certa, mas terão de aceitar restrições em espaço para ocupantes e bagagem e a imposição do câmbio manual, ao menos por enquanto. Os que preferem amplas acomodações, prezam um estilo atraente e também abdicam da caixa automática podem sair satisfeitos com o T6, pelo qual pagarão menos. Por fim, o Duster revela-se defasado e carente de aperfeiçoamentos mais consistentes que os recebidos na linha 2016, mas tem o trunfo do câmbio automático — mesmo que seja uma caixa anacrônica — e um conjunto equilibrado entre espaço, comportamento dinâmico e conforto ao rodar.

Mais Avaliações

 

 

Nossas notas

T6

2008

Duster

Estilo 4 4 3
Acabamento 4 4 3
Posição de dirigir 3 4 3
Instrumentos 4 4 4
Itens de conveniência 3 4 3
Espaço interno 5 3 4
Porta-malas 5 3 4
Motor 3 4 3
Desempenho 3 5 3
Consumo 3 4 3
Câmbio 4 4 3
Freios 3 4 3
Direção 3 4 3
Suspensão 2 5 4
Estabilidade 4 3 4
Visibilidade 3 4 4
Segurança passiva 3 4 2
Custo-benefício 3 4 3

Média

3,44

3,94

3,28

Posição

2°.

1°.

3°.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

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T6 2008 Duster
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Ficha técnica

T6

2008

Duster

Motor

Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote ferro fundido/ alumínio alumínio ferro fundido/ alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 85 x 88 mm 77 x 85,8 mm 82,7 x 93 mm
Cilindrada 1.997 cm³ 1.598 cm³ 1.998 cm³
Taxa de compressão 10:1 10,2:1 11,2:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbo, resfriador de ar injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas.) 155 cv a 6.000 rpm 165 cv a 6.000 rpm 143 cv a 5.750 rpm
Potência máxima (álc.) 160 cv a 6.000 rpm 173 cv a 6.000 rpm 148 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas.) 20,0 m.kgf a 3.500 rpm 24,5 m.kgf a 1.750 rpm 20,2 m.kgf a 4.000 rpm
Torque máximo (álc.) 20,6 m.kgf a 3.500 rpm 24,5 m.kgf a 1.750 rpm 20,9 m.kgf a 4.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 77,6/80,1 cv/l 103,3/108,3 cv/l 71,6/74,1 cv/l

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas manual / 5 manual / 6 automático / 4
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,62 / 9 km/h 3,54 / 9 km/h 3,51 / 11 km/h
2ª. 2,05 / 15 km/h 1,92 / 16 km/h 1,93 / 19 km/h
3ª. 1,39 / 22 km/h 1,33 / 23 km/h 1,29 / 29 km/h
4ª. 1,03 / 30 km/h 1,03 / 30 km/h 0,92 / 40 km/h
5ª. 0,84 / 37 km/h 0,82 / 38 km/h NA
6ª. NA 0,68 / 46 km/h NA
Relação de diferencial 4,29 3,90 3,48
Regime a 120 km/h 3.250 rpm (5ª.) 2.600 rpm (6ª.) 3.000 rpm (4ª.)
Regime à vel. máxima informada (gas./álc.) 5.050 rpm (5ª.) 5.400/5.500 rpm (5ª.) 5.850/6.050 rpm (3ª.)
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (283 mm ø) a disco ventilado (269 mm ø)
Traseiros a disco (ø ND) a disco (249 mm ø) a tambor (229 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica hidráulica
Diâmetro de giro 11,0 m 11,2 m 10,7 m

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira indep., multibraço, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro

Rodas

Dimensões 6,5 x 17 pol 6 x 16 pol 16 pol
Pneus 225/60 R 17 H 205/60 R 16 H 215/65 R 16 T

Dimensões

Comprimento 4,475 m 4,159 m 4,329 m
Largura 1,84 m 1,739 m 1,822 m
Altura 1,67 m 1,583 m 1,683 m
Entre-eixos 2,645 m 2,542 m 2,674 m
Bitola dianteira 1,59 m 1,48 m
Bitola traseira 1,59 m 1,49 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND 0,35 0,402

Capacidades e peso

Tanque de combustível 60 l 55 l 50 l
Compartimento de bagagem 505 l 355 l 475 l
Peso em ordem de marcha 1.505 kg 1.231 kg 1.294 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 9,7/9,4 kg/cv 7,5/7,1 kg/cv 9,0/8,7 kg/cv

Garantia

Prazo 6 anos sem limite de quilometragem 3 anos sem limite de quilometragem

Carros avaliados

Ano-modelo 2015 2016
Pneus Giti Comfort SUV 520 Goodyear Efficient Grip SUV Bridgestone Dueler H/T
Quilometragem inicial 9.000 km 1.500 km 5.000 km
Dados dos fabricantes; NA = não aplicável; ND = não disponível