Honda WR-V e Hyundai HB20X: compensa pagar mais?

Honda-WR-V-Hyundai-HB20X

O Fit “aventureiro” enfrenta um concorrente similar em vários quesitos e bem mais barato: qual a melhor escolha?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Suspensão mais alta, pneus maiores, molduras de plástico fosco pela carroceria: a fórmula aplicada pela Fiat em 1999 à Palio Adventure, que resultou na primeira versão “aventureira” da indústria nacional, continua válida. É fácil entender seu êxito: ruas cheias de lombadas, valetas e buracos combinam com esses carros, que oferecem qualidades semelhantes às dos utilitários esporte sem se afastar do consumo e do preço de hatches pequenos.

A última a aderir foi a Honda, que desenvolveu no Brasil o WR-V como variação do Fit. A marca o chama de SUV compacto, justificado por atender aos critérios do Inmetro quanto a vão livre do solo e ângulos de entrada e saída — o que até o Ford Ka Trail conseguiu. Para nós, nada disso: trata-se de um hatch “aventureiro” como o Hyundai HB20X, a quem convidamos para um comparativo.

 

Honda-WR-V-EXL
Hyundai-HB20X-Premium

 

Honda WR-V EXL Hyundai HB20X Premium
4,00 m 3,96 m
1,5 litro 1,6 litro
115/116 cv 122/128 cv
R$ 83.400 R$ 70.045
Preços públicos sugeridos para os carros avaliados

 

 

Como eles estão nos quatro “Ps” que definem nossos confrontos? Equivalem-se em proposta de uso: hatches compactos de cinco portas ideais para uso urbano, mas aptos a viagens sem muita bagagem ou uso leve fora de estrada. O porte do WR-V é pouco maior em comprimento (4 centímetros a mais) e distância entre eixos (mais 5 cm). Já em potência vence o HB20X: 122 cv com gasolina e 128 com álcool no motor de 1,6 litro, ante 115/116 cv no 1,5 do adversário.

Onde o Honda se afasta um pouco é em preço. Sedenta ao pote, a marca definiu R$ 83,4 mil para a versão EXL (única disponível para avaliação): são 19% a mais que o HB20X Premium com transmissão automática (de série no rival), que custa R$ 70 mil. Como habitual nesses casos, fica a dúvida: compensa pagar mais ou a opção pelo menos custoso é a melhor? Veremos.

Próxima parte