Ford Ka vs. VW Up: até onde o turbo faz a diferença

Ford Ka SEL
Ford Ka SEL

 
Com poucas diferenças de conteúdo, o Ka (acima) sai por R$ 2 mil a menos: melhor relação entre preço e equipamentos que no Red Up

VW Red Up TSI
VW Red Up TSI

 

Preços

Ka Up
Sem opcionais 48.190 48.690
Como avaliado 48.190 50.206
Completo 49.490 50.206
Preços públicos sugeridos das versões avaliadas, em reais, vigentes em 27/8/15; menores preços em destaque; consulte os sites: Ka, Up

 

Custo-benefício

Nas versões avaliadas, os dois carros são vendidos com bom conteúdo de série por preços bastante próximos (R$ 500 a mais no caso do TSI) e quase não oferecem opcionais, salvo pela pintura metálica no Ka e pelo sistema Maps & More no Up. Com essa opção o VW fica R$ 2 mil mais caro que o adversário e, apesar de alguns equipamentos adicionais (como navegador, bancos de couro sintético e sensores de estacionamento traseiros), continua devendo ao Ford o controle de estabilidade. Portanto, entendemos que a relação entre conteúdo e preço é favorável ao Ka.

Item por item (veja as notas abaixo), o Up mostrou-se superior em porta-malas, motor, desempenho, consumo e segurança passiva, mas perdeu em estilo, acabamento, itens de conveniência, espaço interno, direção, suspensão e estabilidade. Ao fim, a soma de pontos indica a vantagem mínima (um) para o Ka, vitória tão apertada que não se pode apontar um deles como, simplesmente, melhor. Como acontece com frequência, a escolha certa envolve pesar cada aspecto e definir suas prioridades.

 

 

O que, nesse caso, ficou bastante simples. Se o carro deve ter acima de tudo um motor brilhante em desempenho e consumo, fique com o Up: não existe nada parecido hoje na categoria e, em ambos os aspectos, sua vantagem sobre o concorrente é clara. Por outro lado, se você valoriza mais em um automóvel quesitos internos como acabamento, espaço para os passageiros e conforto, assim como qualidades dinâmicas como uma suspensão bem calibrada, a opção certa é o Ka.

É de se imaginar como ficaria a carroceria mais agradável e o equilibrado conjunto de chassi do Ford com o excelente motor do VW. Por ironia, a marca do oval azul oferece algo semelhante no exterior (o Ecoboost de 1,0 litro com turbo e até 125 cv), mas ainda não julgou que o Brasil mereça essa opção em sua linha. Até que esse erro estratégico seja revisto, o comprador terá de considerar os prós e contras de cada modelo e abrir mão de algumas qualidades para escolher a opção mais interessante para si.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

Ka

Up

Estilo 4 3
Acabamento 4 3
Posição de dirigir 3 3
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 3 2
Espaço interno 3 2
Porta-malas 3 4
Motor 4 5
Desempenho 4 5
Consumo 3 5
Câmbio 5 5
Freios 4 4
Direção 5 4
Suspensão 4 3
Estabilidade 5 4
Visibilidade 3 3
Segurança passiva 3 4
Custo-benefício 4 4

Média

3,78

3,72

Posição

1º.

2º.

As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Ka Up
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

Ka Up
• Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha 3 em linha
Material do bloco/cabeçote´ alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 79 x 76,4 mm 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 1.499 cm³ 999 cm³
Taxa de compressão 11:1 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 105 cv a 6.500 rpm/110 cv a 5.500 rpm 101/105 cv a 5.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 14,5/14,8 m.kgf a 4.250 rpm 16,8 m.kgf a 1.500 rpm
Potência específica (gas./álc.) 70,0/73,4 cv/l 101,1/105,1 cv/l
• Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual / 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,85 / 7 km/h 3,77 / 8 km/h
2ª. 2,04 / 14 km/h 2,10 / 15 km/h
3ª. 1,28 / 22 km/h 1,28 / 25 km/h
4ª. 0,95 / 29 km/h 0,93 / 34 km/h
5ª. 0,76 / 36 km/h 0,74 / 42 km/h
Relação de diferencial 4,07 3,63
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.300 rpm 2.800 rpm
Regime à vel. máx. informada (gas./álc.) ND 5.400/5.450 rpm (4ª.)
Tração dianteira
• Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (256 mm ø)
Traseiros a tambor (ø ND) a tambor (200 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
• Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro ND 9,8 m
• Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção
Estabilizador(es) dianteiro
• Rodas
Dimensões 6 x 15 pol 5,5 x 15 pol
Pneus 195/55 R 15 185/60 R 15
• Dimensões
Comprimento 3,886 m 3,645 m
Largura 1,695 m 1,645 m
Altura 1,525 m 1,504 m
Entre-eixos 2,491 m 2,421 m
Bitola dianteira ND 1,423 m
Bitola traseira ND 1,424 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND 0,367
• Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 50 l
Compartimento de bagagem 257 l 285 l
Peso em ordem de marcha 1.034 kg 1.000 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 9,8/9,4 kg/cv 9,9/9,5 kg/cv
• Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
• Carros avaliados
Ano-modelo 2015 2016
Pneus Pirelli Cinturato P7 Hankook Optimo K415
Dados do fabricante; ND = não disponível