Ford Ka vs. VW Up: até onde o turbo faz a diferença

Ford Ka SEL
Ford Ka SEL

 

Ford Ka SEL
Ford Ka SEL
Ford Ka SEL

 
Instrumentos do Ka mostram melhor arranjo, mas sistema de áudio nem sempre é prático de usar; comandos por voz e espaços para objetos do dia a dia são vantagens

 

Detalhes que favorecem o Ka são assistente de saída em rampa, controle elétrico dos quatro vidros (apenas dianteiros no Up) com função um-toque para o motorista (é pouco, mas o VW nem isso tem) e temporizador, ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, partida assistida (o motor de partida gira o tempo necessário, nem mais nem menos), comando interno da tampa do tanque de combustível, porta-objetos oculto no painel (com acesso apenas ao abrir a porta) e amplo espaço no console central. O Up responde com volante revestido em couro, alerta programável para excesso de velocidade, aviso para uso de cinto por motorista e passageiro (no adversário, nenhum deles) e a pintura do cofre do motor como a da carroceria.

Os dois vêm ainda com alarme volumétrico (proteção interna por ultrassom) com controle remoto, mostrador da temperatura externa e aviso para porta mal fechada. Mas há itens que, pela faixa de preços, os fabricantes deveriam incluir: no Ford, ajuste elétrico dos retrovisores; no VW, ajuste de altura da ancoragem superior dos cintos dianteiros, espelho também no para-sol esquerdo e alças de teto traseiras; e nos dois, faixa degradê no para-brisa e luzes de cortesia no banco traseiro (há apenas luzes de leitura dianteiras) e no porta-malas. Além disso, incomoda no Up o volume da sirene de ativação do alarme.

 

VW Red Up TSI
VW Red Up TSI

 

VW Red Up TSI
VW Red Up TSI
VW Red Up TSI

 
No Up o conta-giros é pequeno; tela do sistema Maps & More serve para áudio, navegador, computador, sensor de estacionamento e orientação sobre economia; porta-malas tem prateleira móvel

 

Apesar da homologação para cinco pessoas no Brasil, com cintos para todos, o Up é claramente um carro de quatro lugares: três no banco traseiro, só se forem crianças que já não usem cadeiras. Não que o Ka seja amplo, mas consegue melhor acomodação e oferece mais espaço para pernas — mesmo assim, eventual passageiro central fica desconfortável.

Para surpresa de muitos, o maior compartimento de bagagem é do Up, com 285 litros ante 257 do Ka. Nenhum tem banco traseiro bipartido e ambos usam soluções provisórias como estepe: pneu de 14 pol no VW (não acompanha a mudança dos pneus de serviço da versão Move para as superiores, que usam rodas de 15 pol) e temporário no Ford. No Up a prateleira móvel do sistema Save permite escolher entre dois níveis de assoalho ou criar um “fundo falso”, cujo espaço é considerado na capacidade citada.

 

Ford Ka SEL
VW Red Up TSI

 
Embora mais curto, o Up (à direita) supera o Ka em capacidade de bagagem; nos dois casos o estepe está restrito ao emprego temporário

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Ka Up
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/ND S/ND
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores ND S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/automático/zonas S/ND S/ND
Bancos/volante revestidos em couro ND S*/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/ND/ND S/ND/ND
Câmbio automático/automatizado ND ND
Câmera traseira para manobras ND ND
Cintos de três pontos, todos os ocupantes ND ND
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade ND ND
Controle de tração/estabilidade S/S S/ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/ND
Controles de áudio no volante S ND
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes ND S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático ND ND
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S
Luz traseira de neblina ND S
Navegador por GPS ND O
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S
Repetidores laterais das luzes de direção ND S
Retrovisor interno fotocrômico ND ND
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND ND/S
Teto solar/comando elétrico ND ND
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *couro sintético
Próxima parte