Ecosport vs. 2008: aventura e descanso ao pé esquerdo

Dois práticos utilitários compactos com motor 1,6 e mudanças automáticas: qual a melhor compra?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Depois de anos de hegemonia em um segmento de poucos adversários — apenas o Renault Duster lhe fazia frente em termos de volume de vendas —, o Ford Ecosport caiu para a “segunda divisão” entre os utilitários esporte compactos: no primeiro bimestre do ano ficou em terceiro lugar na categoria, atrás do líder Honda HR-V e do Jeep Renegade (comparados no ano passado pelo Best Cars), embora à frente de outro lançamento recente, o Peugeot 2008.

Como primeiro passo para tentar se reerguer, a Ford aplicou ao Ecosport mais potência no motor de 1,6 litro e a opção da transmissão automatizada de dupla embreagem, antes restrita à versão de 2,0 litros. Isso o deixou com a mesma configuração mecânica do 2008 aspirado — motores flexível de 1,6 litro e quatro válvulas por cilindro e caixas que dispensam mudanças de marcha manuais —, razão pela qual os colocamos frente a frente.

 

 

Ford Ecosport Freestyle Plus

Peugeot 2008 Griffe

4,24 m 4,16 m
126/131 cv 115/122 cv
R$ 82.790 R$ 77.090
Preços públicos sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

 

Esses utilitários esporte derivados de automóveis pequenos (Fiesta e 208, na ordem) estão próximos em proposta de uso: veículos aptos ao uso familiar com desenvoltura para cidade, rodovia e tráfego fora de estrada leve, embora limitados em termos de desempenho e espaço para bagagem. Em porte, o Ecosport mede 8 centímetros a mais em comprimento (na verdade seria mais curto sem o estepe externo na traseira), mas o 2008 tem 2 cm adicionais em distância entre eixos, ou seja, as medidas ficam bem próximas.

Potência é outro elemento em comum: o Ecosport obtém 126 cv com gasolina e 131 com álcool, ante 115 e 122 cv (na ordem) do 2008. Por fim, em preço, o Ford custa R$ 5,7 mil a mais na versão avaliada, sendo ambos oferecidos em pacote fechado. Vale lembrar que as duas marcas oferecem a mesma mecânica com acabamento mais simples e quase ao mesmo valor, no Ecosport SE (R$ 72,9 mil) e no 2008 Allure (R$ 73 mil), e que a Ford dispõe ainda do Freestyle básico por R$ 79 mil.

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