Uno vs. March vs. Etios: comodidade sem gastar muito

Uno
Uno
March
March
Etios
Etios

 

Cada um tem seus conteúdos adicionais perante os outros, mas o Uno permanece com menor preço mesmo ao receber opcionais

 

Preços

Uno March Etios
Sem opcionais R$ 51.990 R$ 59.290 R$ 60.550
Como avaliado R$ 56.930 R$ 59.290 R$ 60.550
Completo R$ 58.477 R$ 60.440 R$ 61.620
Preços públicos sugeridos vigentes em 12/12/16, incluindo a transmissão dos carros avaliados; menores preços em destaque; consulte os sites: UnoMarchEtios

 

Custo-benefício

Embora o preço inicial do Uno seja bem menor que os dos concorrentes — já com as transmissões dos carros avaliados —, é preciso acrescentar-lhe dois pacotes de opcionais para tê-lo como o analisamos: um de R$ 890 (banco ajustável em altura, cinto de três pontos e encosto de cabeça centrais atrás, banco traseiro bipartido e outros) e um de R$ 4.050 (ajuste elétrico de retrovisores, alarme, rádio, rodas de alumínio, sensores de estacionamento). Com eles o valor chega perto de R$ 57 mil. Pelo March pagam-se outros R$ 2,4 mil e pelo Etios ainda mais R$ 1,3 mil, ambos oferecidos em pacotes fechados. Cada um ainda pode receber pintura especial, que só consideramos no preço completo da tabela.

Na condição da avaliação, o Uno sobressai com controle de estabilidade, o March com ar-condicionado automático e câmera traseira, e o Etios, com bancos de couro e controlador de velocidade. De certo modo um item compensa outro em valor e, assim, o Fiat nos parece o melhor na relação entre preço e equipamentos.

 

Uno
Uno
March
March
Etios
Etios

 

Grande equilíbrio: ao menos dois modelos receberam a mesma nota na maioria dos quesitos e, em vários casos, houve triplo empate

 

A comparação ponto a ponto, sintetizada nas notas abaixo, indicou grande equilíbrio: os três ganharam o mesmo valor em diversos quesitos e, dos demais, quase sempre havia dois empatados com a maior nota. Por outro lado, algumas desvantagens ficaram à vista: freios no Uno, posição de dirigir e segurança passiva no March e estilo, desempenho e consumo no Etios.

 

 

Considerados os 17 primeiros itens, Fiat e Nissan estavam empatados, pouco adiante do Toyota. Como o primeiro custa menos e o último é o mais caro, a nota em custo-benefício fez o desempate e garantiu o primeiro lugar ao Uno, seguido pelo March. Este último, porém, revela-se o melhor em um dos contrastes do comparativo: as diferentes soluções de transmissão para dar conforto ao motorista no trânsito do dia a dia.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

Uno March Etios
Estilo 3 3 2
Acabamento 3 3 3
Posição de dirigir 3 2 3
Instrumentos 4 4 4
Itens de conveniência 3 3 3
Espaço interno 3 3 3
Porta-malas 3 3 3
Motor 4 4 4
Desempenho 4 4 3
Consumo 5 5 4
Transmissão 3 4 3
Freios 3 4 4
Direção 4 4 4
Suspensão 4 4 4
Estabilidade 4 4 4
Visibilidade 3 3 4
Segurança passiva 3 2 3
Custo-benefício 4 3 2
Média 3,50 3,44 3,33 
Posição 1º.  2º. 3º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Uno March Etios
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Ficha técnica

Uno March Etios
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 2, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 70 x 86,5 mm 78 x 83,6 mm 72,5 x 90,6 mm
Cilindrada 1.332 cm³ 1.598 cm³ 1.496 cm³
Taxa de compressão 13,2:1 10,7:1 13:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas.) 101 cv a 6.000 rpm 111 cv a 5.600 rpm 102 cv a 5.600 rpm
Potência máxima (álc.) 109 cv a 6.250 rpm 111 cv a 5.600 rpm 107 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas.) 13,7 m.kgf a 3.500 rpm 15,1 m.kgf a 4.000 rpm 14,3 m.kgf a 4.000 rpm
Torque máximo (álc.) 14,2 m.kgf a 3.500 rpm 15,1 m.kgf a 4.000 rpm 14,7 m.kgf a 4.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 75,8/81,8 cv/l 69,5 cv/l 68,1/71,5 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automatizada, 5 automática de variação contínua automática, 4
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,27 / 7 km/h variação entre 4,10 e 0,46 2,88 / 10 km/h
2ª. 2,32 / 12 km/h 1,57 / 19 km/h
3ª. 1,44 / 20 km/h 1,00 / 30 km/h
4ª. 1,03 / 28 km/h 0,70 / 43 km/h
5ª. 0,80 / 36 km/h NA
Relação de diferencial 3,93 ND 3,82
Regime a 120 km/h* 3.350 rpm ND 2.800 rpm
Regime à vel. máx. informada 4.900 rpm* ND
Tração dianteira
*Na última marcha
Freios
Dianteiros a disco (257 mm ø) a disco ventilado (260 mm ø) a disco ventilado (ø ND)
Traseiros a tambor (203 mm ø) a tambor (ø ND)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 9,8 m 9,0 m ND
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro não dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 5,5 x 14 pol 16 pol 5,5 x 15 pol
Pneus 175/70 R 14 H 185/55 R 16 V 185/60 R 15 H
Dimensões
Comprimento 3,82 m 3,827 m 3,777 m
Largura 1,656 m 1,675 m 1,695 m
Altura 1,555 m 1,528 m 1,51 m
Entre-eixos 2,376 m 2,45 m 2,46 m
Bitola dianteira 1,43 m ND ND
Bitola traseira 1,42 m ND ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND 0,33 ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 48 l 41 l 45 l
Compartimento de bagagem 280 l 265 l 270 l
Peso em ordem de marcha 1.057 kg 999 kg 965 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 10,5/9,7 kg/cv 9,0 kg/cv 9,5/9,0 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2017
Pneus Pirelli Scorpion ATR Dunlop Enasave 2030 Bridgestone Turanza ER 300
Quilometragem inicial 1.000 km 5.000 km 4.000 km
Dados do fabricante; ND = não disponível; NA = não aplicável