Uno vs. March vs. Etios: comodidade sem gastar muito

Uno
Uno
Uno
Uno
Uno

Uno: quadro digital multifunção entre os mostradores, porta-malas para 280 litros, função um-toque para todos os vidros, espelho para monitorar crianças

 

Fiat e Toyota têm ainda alerta para uso do cinto de segurança (também para o passageiro no Etios), apoio de braço central para o motorista e computador de bordo com duas medições. March e Etios trazem interruptor de travamento das portas e maçanetas cromadas (melhor visualização à noite). Os três vêm com ajuste elétrico dos retrovisores, comando interno da tampa de abastecimento, espelhos em ambos os para-sóis, indicação para porta mal fechada e preaquecimento de álcool para partida a frio.

Os fabricantes bem poderiam rever alguns itens. No Uno o espaço para pequenos objetos é bastante escasso e não há maçaneta na tampa traseira — precisa-se usar a chave ou o comando no assoalho. No March o porta-luvas fica muito embaixo, as alavancas de capô e tanque são difíceis de distinguir na parte inferior do painel, a tela central não reduz o brilho ao acender faróis (é preciso ajustá-la em separado), as portas só se destravam ao tirar a chave do miolo de partida, o computador não marca velocidade média, o cofre do motor vem em tinta de fundo bege (mesmo no carro vermelho) e faltam alças de teto atrás.

 

March
March
March
March
March

March: instrumentos simples, porta-malas para 265 litros, sistema que lê aplicativos com tela de 6,2 pol, ar-condicionado automático

 

No Etios há um anacrônico botão de puxar para abrir o capô (parece um afogador dos anos 70), o limpador de para-brisa de braço único deixa um vão excessivo sem limpeza à esquerda e faltam tampa no espelho do para-sol do motorista (reflete nos olhos o sol que incide, por exemplo, de frente na roupa do condutor) e temporizador para a luz interna. Seus difusores de ar centrais concentrados diante do passageiro, embora estranhos, não chegam a impedir a correta distribuição de ar.

 

Há equilíbrio quanto ao espaço na frente, mas Etios e March acomodam melhor as pernas e cabeças no banco traseiro; já a largura é insuficiente para três adultos em qualquer um

 

Outras ausências de March e Etios são faixa degradê no para-brisa, mostrador de temperatura externa, temporizador para o controle de vidros e ajuste de altura da ancoragem superior dos cintos dianteiros; ainda, o bloqueio do controle elétrico de seus vidros traseiros impede o passageiro ao lado de usar seu próprio comando. Nenhum dos três tem luz de leitura ou luz de cortesia na parte traseira da cabine.

 

Etios
Etios
Etios
Etios
Etios
Etios

Etios: novo quadro digital com parte direita configurável, porta-malas para 270 litros, sistema de áudio com tela de 7 pol, controlador de velocidade

 

Há equilíbrio quanto ao espaço na frente, bom em altura e limitado em largura, mas Etios e March acomodam melhor as pernas e cabeças no banco traseiro que o Uno, mais compacto. Já a largura é insuficiente para três adultos em qualquer um deles, embora um passageiro central tenha relativo conforto se forem só crianças — algo menos no Nissan, cujo encosto é mole demais.

 

 

A capacidade de bagagem fica bem próxima entre os três: 280 litros no Uno (290 com o banco traseiro ajustado mais à vertical), 270 no Etios e 265 no March. Só no Fiat o banco traseiro é bipartido 60:40, incluindo o assento, o que traz conveniência ao precisar levar mais carga com passageiro(s) atrás, e o estepe vem com pneu igual aos outros. March e Etios adotam medida diferente, o que restringe seu uso a emergências — economia desfavorável ao comprador que a Toyota adotou na linha 2017.

Próxima parte

 

Equipamentos de série e opcionais

Uno March Etios
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. O/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/ND S/ND S/ND
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores O S S
Alarme antifurto/controle a distância O ND S
Aquecimento S S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/ND S/S/1 S/ND
Bancos/volante revestidos em couro ND ND S/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/ND/ND S/ND/ND S/ND/ND
Câmbio automático/automatizado ND/O O/ND O/ND
Câmera traseira para manobras ND S ND
Cintos de três pontos, todos os ocupantes O ND S
Computador de bordo S S S
Conta-giros S S S
Controlador/limitador de velocidade ND ND S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S* ND ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/O S/S S/S
Controles de áudio no volante O S S
Direção assistida S S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes O ND S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND ND
Faróis de neblina S S S
Faróis/limpador de para-brisa automático ND ND ND
Freios antitravamento (ABS) S S S
Interface Bluetooth para telefone celular O S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S S
Luz traseira de neblina ND ND ND
Navegador por GPS ND S ND
Rádio com toca-CDs/MP3 O/O S/S ND/S
Repetidores laterais das luzes de direção S ND S
Retrovisor interno fotocrômico ND ND ND
Rodas de alumínio O S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/O ND ND
Teto solar/comando elétrico ND ND ND
Travamento central das portas S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; *com transmissão automatizada
Próxima parte