Cronos, City e Virtus: três idiomas em sedã compacto

As novidades da Fiat e da Volkswagen chamam o revisto Honda para um confronto: qual tem mais a oferecer?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Depois dos hatches, os sedãs. No ano passado, Fiat e Volkswagen foram protagonistas no segmento de compactos com o Argo e o novo Polo, que se enfrentaram — e aos oponentes Ford Fiesta e Peugeot 208 — em comparativo no Best Cars em dezembro. No começo de 2018 foi a vez dos sedãs derivados daqueles modelos, o Cronos pela marca italiana e o Virtus pela alemã, aos quais a japonesa Honda respondeu com atualizações no City. Estava formado mais um confronto entre sedãs de três idiomas.

São três concorrentes pelos quatro “Ps” que norteiam nossas comparações. Têm a mesma proposta de uso: sedãs de compactos para médios com espaço e desempenho suficientes para qualquer uso urbano e rodoviário. Em porte o Virtus e o City ficam um pouco acima, com 10 a 12 centímetros a mais em comprimento e 8 a 13 cm adicionais em distância entre eixos que o Cronos, com o City sempre no meio-termo.

 

Fiat Cronos Precision logo2
Honda City EXL logo2
VW Virtus Highline logo1

 

 

Fiat Cronos Precision Honda City EXL Volkswagen Virtus Highline 200 TSI
4,36 m 4,46 m 4,48 m
1,75 litro 1,5 litro 1,0 litro, turbo
135/139 cv 115/116 cv 116/128 cv
R$ 80.520 R$ 83.400 R$ 84.790
Potência com gasolina/álcool; preços sugeridos para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

 

As potências dos motores cobrem uma faixa de 115 a 135 cv com gasolina (116 a 139 cv com álcool) nas unidades de 1,0 litro com turbo do VW, 1,5 litro do Honda e 1,75 litro do Fiat. Embora o Virtus ofereça um 1,6 com 110/117 cv e o Cronos possa ter o 1,35 de 101/109 cv, as versões avaliadas são as que mais se aproximam em preço do City de topo de linha; além disso, o VW não dispõe de transmissão automática no 1,6.

Como avaliados, seus preços eram de R$ 80.520 o Cronos Precision, R$ 83.400 o City EXL e R$ 84.790 o Virtus Highline. Vale notar que Fiat e VW traziam a maior parte dos numerosos opcionais oferecidos, enquanto o Honda vem em pacote fechado. Com o mesmo conjunto motor-transmissão, podem-se ter o City desde a versão Personal (R$ 68.700) e o Virtus na Comfortline (R$ 73.490). Para o Cronos, o Precision custa R$ 70 mil sem opcionais.

Próxima parte