Desafio: Argo e Ka confrontam o renovado Sandero CVT

A Renault investiu em transmissão CVT e mais conforto e segurança, mas estará o hatch apto à briga com Fiat e Ford?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Espaço e robustez a um preço contido: esse sempre foi o argumento do Renault Sandero, o que fez dele um carro frequente em frotas de empresas, locadoras e no transporte por aplicativo — impulsionado, claro, por uma boa estratégia de descontos para vendas diretas. Na linha 2020, porém, o hatch da marca francesa busca alcançar um público mais exigente com as novidades em conforto, segurança e, em especial, a oferta de transmissão automática de variação contínua (CVT).

Para mensurar o que as evoluções podem fazer pelo Sandero, colocamos a versão Intense com motor de 1,6 litro (a de topo, deixando à parte o Stepway) lado a lado com o Fiat Argo Precision de 1,75 litro e o Ford Ka Freestyle de 1,5 litro. O critério foi buscar nos concorrentes as opções que mais se aproximassem do Renault em características e preço (veja os valores na tabela abaixo).

 

Argo
Ka
Sandero

 

Lanternas traseiras são a maior novidade visual do Sandero 2020, que adota maior altura de rodagem nas versões CVT, aproximando-se do Ka Freestyle

 

Não estranhe o Ka estar em versão “aventureira”, coerente com a altura de rodagem do Sandero CVT, e o Argo não: no Fiat, o pacote Trekking existe apenas com caixa manual. Vale notar que nosso Precision de imprensa era um modelo 2017, com equipamentos que não estão mais disponíveis, caso das rodas de 16 pol. O texto e as tabelas refletem a configuração atual, deixando apenas as fotos desatualizadas.

 

 

Estilo
Sandero e Ka mostram um desenho mais simples, diante do elaborado Argo e seus muitos vincos e detalhes, mas os três são carros de boa aparência. Fica uma restrição à traseira remodelada do Renault, em que as lanternas não combinam muito com as linhas e seu recorte inferior mostra o aproveitamento do antigo para-choque. Altura de rodagem, molduras nos para-lamas e rodas maiores deixam o Sandero com ar “aventureiro”, lembrando o do Ka Freestyle.

 

Argo
Ka
Sandero

 

Linhas do Argo são mais elaboradas, diante das formas simples dos concorrentes; as rodas de 16 pol das fotos não o equipam mais

 

Acabamento e conveniência
É do Argo o melhor aspecto interno, com formas mais caprichadas e materiais de aparência superior. Ele oferece revestimento sintético que simula couro para os bancos, enquanto os rivais usam esse material combinado a tecido — no caso do Sandero, o tecido esquenta muito no calor e o falso couro risca com facilidade. Bom efeito no Freestyle vem do tom marrom no painel e parte dos bancos e portas. Itens de conveniências exclusivos do Argo são alerta programável para excesso de velocidade, aviso de qual porta está mal fechada, duas tomadas USB, faixa degradê no para-brisa, luz na parte traseira da cabine, monitor de pressão dos pneus e porta-óculos, enquanto só o Sandero traz limitador de velocidade e mola a gás para manter aberto o capô.

 

O conforto dos passageiros continua um destaque do Sandero, mais amplo que os demais, e seu espaço de bagagem é superior, mas o Argo vence em acabamento

 

Todos têm assistente de partida em rampa, câmera traseira de manobras, comandos de áudio no volante ou junto dele, controlador de velocidade, controle elétrico um-toque para os vidros, sensores de estacionamento traseiros e central de áudio com tela de 7 pol e integração a telefone celular por Android Auto e Apple Car Play. Faltam ao Fiat mais espaços para objetos; ao Ford, ar-condicionado automático; e ao Renault, alarme volumétrico (ultrassom), comando a distância para abrir e fechar vidros e preaquecimento de álcool para partida a frio, que ainda usa tanque de gasolina.

 

Argo
Ka
Sandero

 

O Fiat mostra acabamento superior; seus bancos usam apenas revestimento sintético, que nos outros é combinado a tecido; no Ka o painel vem em marrom

 

Posto do motorista
Nenhum satisfaz de verdade em posição de dirigir, mas o Argo tem os melhores bancos — os do Ka são os mais estreitos. Ao perder o ajuste do volante em distância, o Fiat manteve apenas o de altura como nos outros. Os instrumentos dos três são fáceis de ler e incluem computador de bordo; o Fiat sai em vantagem ao incluir temperatura de óleo, tensão da bateria e dois trajetos de medição no computador, além de repetidor digital do velocímetro.

 

 

Argo e Sandero trazem faróis melhores, com duplo refletor, mas só no segundo há luzes diurnas — os leds do Fiat, restritos às luzes de posição, não substituem os faróis em rodovia. Faróis de neblina (sem a luz traseira) e repetidores laterais das luzes de direção equipam os três. A visibilidade dianteira do Ka é mais prejudicada pelas colunas largas.

 

Argo
Ka
Sandero

Bancos dianteiros do Argo são os melhores, mas em todos falta o ajuste do volante em distância; espaço na traseira dá clara vantagem ao Sandero

 

Espaço interno
O conforto dos passageiros continua um destaque do Sandero: é claramente mais amplo que os demais em largura, altura e espaço das pernas para quem viaja atrás — os rivais são parecidos, com ligeira vantagem ao Argo. Mesmo a largura para três adultos na traseira é razoável do Renault, que tem ainda melhor acomodação do passageiro central (nisso o pior é o Fiat).

Porta-malas
A capacidade de bagagem também dá vitória ao Sandero: 320 litros contra 300 do Argo e apenas 257 do Ka. O encosto traseiro é bipartido em todos, que usam estepes diferentes dos demais pneus. O Renault agora tem comando elétrico da tampa (por botão no painel, na chave ou no emblema Renault) como os adversários.

Próxima parte

 

Preços

Argo Ka Sandero
Sem opcionais R$ 63.990 R$ 68.390 R$ 65.490
Como avaliado R$ 72.290 R$ 68.390 R$ 65.490
Completo R$ 78.550 R$ 69.740 R$ 66.990
Preços sugeridos em 9/10/19 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

Argo Precision – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, banco do motorista e volante com ajuste de altura, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores; controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, rádio com USB e interface Bluetooth.

Opcionais – Pacote Function (câmera traseira de manobras, faróis de neblina, retrovisores com luzes de direção e rebatimento em marcha à ré, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento traseiros), pacote Multimedia (central de áudio com tela de toque de 7 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play), pacote Style (bancos com revestimento sintético, banco traseiro bipartido, controlador de velocidade, volante de couro com comandos de marchas), pacote Tech (ar-condicionado automático, chave presencial, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico), teto em preto.

Ka Freestyle – Alarme volumétrico, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, banco do motorista e volante com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de toque de 7 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores; controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida elétrica, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento traseiros.

Sandero Intense – Ar-condicionado automático, assistente de partida em rampa, banco do motorista e volante com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, bolsas infláveis laterais dianteiras, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de toque de 7 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controlador e limitador de velocidade, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores; controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida eletro-hidráulica, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 16 pol, sensores de estacionamento traseiros.

Garantia (todos) – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte