Clube dos 300: Audi TT, Camaro, Mustang e F-Type

TT: imagens da câmera traseira no quadro, comandos de ar nos difusores, botões de partida e de modos de condução no volante, painel tátil para escrever letras e números; o ajuste de escapamento só não equipa o Camaro

 

Os quatro carros vêm equipados com câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso à cabine e partida do motor, controlador de velocidade, controle elétrico de vidros com função um-toque, faróis automáticos, mostrador de pressão dos pneus e retrovisor interno fotocrômico (também o externo esquerdo no Camaro e ambos no F-Type).

Detalhes a favor do Camaro são carregador de telefone por indução (sem fio) e partida remota do motor, mantendo o carro trancado — útil para começar a climatização do interior antes de entrar. Só o Mustang tem chave programável com limitações de uso (como velocidade e uso de áudio) e controlador de distância à frente, que inclui função para-anda. O F-Type responde com alertas para veículo em ponto cego e para fadiga do motorista (analisa seu comportamento ao volante, comparando ao de período anterior) e lavador de faróis.

 

Camaro: central com tela de 8 pol, mostrador de forças g, alerta de pneus quentes, memórias para o banco, teto solar que se abre, carregador de celular por indução

 

Audi e Jaguar têm ainda comando a distância para abrir e fechar vidros e limitador de velocidade. Mustang e F-Type oferecem alarme volumétrico, assistentes para comutação dos faróis e para se manter na faixa da via (que pode atuar com alerta, intervenção no volante ou ambos) e monitor frontal que detecta pedestres e alerta para a aproximação a outro veículo. Chevrolet e Jaguar têm teto solar, que se abre apenas no primeiro, mas é bem amplo no segundo (com vedação total de raios solares em ambos). Mustang e Camaro trazem aquecimento no volante e nos bancos dianteiros e ventilação nestes.

 

 

Entre os aspectos melhoráveis, no Audi o ar-condicionado tem apenas uma zona de ajuste. No Chevrolet os difusores de ar centrais são muito baixos, falta limpador de para-brisa automático, as lentes dos retrovisores não coincidem com suas carcaças e há mínimo espaço para objetos, mesmo carteira e telefone. O Ford ainda usa vareta para manter aberto o capô e alavanca para acionar o freio de estacionamento, e expõe cabos sob os bancos dianteiros à vista dos passageiros.

 

Mustang: central com tela de 8 pol, quadro ajustado conforme modo de condução, informações da mecânica, ajustes de direção, controlador de distância à frente e (como no Camaro) bancos com ventilação e aquecimento

 

No Jaguar os espelhos dos para-sóis não são iluminados, a soleira de porta bem alta torna inevitável raspar o calçado ao entrar e sair, o computador de bordo indica autonomia bem menor que a correta (a indicação de 0 km veio antes de o marcador apontar reserva), o aerofólio traseiro reflete raios solares no retrovisor interno e o imenso capô é pesado para abrir e fechar, além de não facilitar os trabalhos. Mustang e Camaro não têm sensores de estacionamento dianteiros, que fazem falta em carros com frente tão longa e banco baixo. Nenhum tem faixa degradê no para-brisa, porta-luvas refrigerado ou alças de teto, e o espaço para objetos é sempre modesto.

 

Os sistemas de áudio agradam pela qualidade e pela interface, com tela de 10 pol no F-Type e 8 no Mustang e no Camaro; o TT usa o quadro de instrumentos

 

Apesar da grande variedade de comprimento e largura dos carros, com os norte-americanos bem maiores e o alemão em último, o espaço na frente não é tão variado assim: adequado para ocupantes até cerca de 1,80 metro e complicado para os maiores, sobretudo pelo teto baixo. E se ter um limitado banco traseiro é melhor que nenhum (como no F-Type), os três impõem sérias limitações a quem viaja atrás.

Os grandes Camaro e Mustang ao menos admitem as pernas de um ocupante de 1,75 metro (como o autor) sentado atrás de outro de mesma estatura, além de oferecer largura razoável para dois. O problema está na altura, tão restrita que só crianças terão algum conforto — agravada no Ford porque acima da cabeça está o vidro, como no TT, e não o teto. O Audi é mais estreito e não há como as pernas dos ocupantes citados conviverem: ou o da frente se aperta, ou o de trás as deixa em casa… Não à toa, um adesivo nele alerta para se evitarem passageiros acima de 1,45 m. O acesso também é apertado nos três e apenas o encosto se rebate — pode-se avançar o assento pelo demorado ajuste elétrico.

 

F-Type: central com tela de 10 pol, teto envidraçado, comando para o aerofólio, difusores à vista só com ventilação ligada, ajuste elétrico do volante e (como o Mustang) assistente de faixa

 

Audi e Jaguar têm terceira porta, mais prática para acesso ao compartimento de bagagem que as pequenas tampas de Chevrolet e Ford (que ao menos usam articulações pantográficas, quase extintas da indústria). Como prova de que tamanho de carroceria não garante espaço para malas, a menor capacidade é do Camaro, 208 litros, com o Mustang no topo (382) e os europeus no meio (358 litros no F-Type, 305 no TT). O dado do inglês vale para versão sem o estepe opcional: no avaliado, o pneu de uso temporário ocupava grande parte do espaço.

 

 

Audi e Ford, assim como a Jaguar na versão-padrão, incluem selante de furos e compressor elétrico para enchimento do pneu: a solução pode ser prática em alguns casos, mas não resolve se houver corte no pneu ou amassamento da roda. A Chevrolet adota pneus do tipo roda-vazio, com carcaça rígida o bastante para seguir viagem sem ar em velocidade moderada. Nos que têm banco traseiro pode-se rebatê-lo para ganhar espaço de carga, com encosto bipartido 50:50 no TT e no Mustang.

Próxima parte

 

Mais espaço para bagagem no Ford e no Jaguar, desde que este venha sem estepe; terceira porta nos dois europeus; articulações pantográficas nos norte-americanos

 

Equipamentos de série e opcionais

TT Camaro Mustang F-Type
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S S/S S/S S/S
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/S ND S/S ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. S/S S/S S/S S/S
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S S/S S/S
Aquecimento S S S S
Ar-condicionado/controle aut./zonas S/S/1 S/S/2 S/S/2 S/S/2
Assistente de faixa/faróis ND ND S/S S/S
Bancos diant./volante com aquecimento ND S/S S/S ND
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S S/S S/S
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos S/S/ND S/S/S S/S/S S/S/ND
Caixa automática/automatizada ND/S S/ND S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras S S S S
Chave presencial para acesso/partida S S S S
Cintos de 3 pontos, todos os ocupantes S S S S
Computador de bordo S S S S
Conta-giros S S S S
Controlador/limitador de velocidade S/S S/ND S/ND S/S
Controlador/monitor de distância ND ND S/S ND/S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/NA S/NA S/NA S/NA
Controles de áudio no volante S S S S
Direção assistida S S S S
Encostos de cabeça para todos S S S S
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds ND/S S/ND ND/S ND/S
Faróis de neblina ND ND S ND
Faróis/limp. para-brisa automático S/S S/ND S/S S/S
Fixação Isofix para cadeira infantil S S S ND
Freios antitravamento (ABS) S S S S
Int. Bluetooth/integração a celular S/S S/S S/S S/S
Limpador/lavador do vidro traseiro ND ND ND ND
Luz traseira de neblina S S S S
Navegador por GPS S S S S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S ND/S ND/S ND/S
Repetidores lat. luzes de direção S S S S
Retrovisor interno fotocrômico S S S S
Rodas de alumínio S S S S
Sensores de estacionamento diant./tras. S/S ND/S ND/S S/S
Teto solar/comando elétrico ND S/S ND S/ND*
Travamento central das portas S S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *teto envidraçado fixo
Próxima parte