A3 Sedan vs. Civic Si: esportividade a escolher

A3: instrumentos claros, seletor de modos, fácil controle das funções da tela, ajuste elétrico do banco, freio de estacionamento elétrico

 

Como informado, alguns opcionais do Audi avaliado não foram considerados. Ele trazia controlador da distância ao tráfego à frente (inclui retomada a partir do zero, desde que com parada breve; após alguns segundos cabe ao motorista reiniciar a rodagem, pelo acelerador ou a alavanca do comando), monitor de faixas de rolamento (ajuda a manter o carro na faixa, embora alerte se o condutor deixar de fazer as correções por si próprio) e assistente de estacionamento. Todos operam muito bem, tendo os dois primeiros sido usados sob chuva intensa sem dificuldade.

 

Pode-se esperar que o sedã A3 ofereça bem mais conforto no banco traseiro que o cupê Si, mas não é o caso: ambos são limitados

 

É difícil encontrar detalhes que façam o Civic sobressair, mas vale menção aos eficientes braços opostos do limpador de para-brisa, ao navegador de série e a uma perna que deixa os cintos dianteiros mais à mão, algo sempre complicado em cupês. Merece correção no Audi o forro do teto solar, uma tela que deixa passar mais sol e calor do que se deseja em um país tropical. No Civic apenas o controle elétrico do vidro do motorista tem função um-toque, presente em todos no adversário. Em ambos falta faixa degradê no para-brisa.

 

Civic: instrumentos digitais, mostrador de potência, tela sensível ao toque no painel com navegador, entrada HDMI para dispositivos

 

Pode-se esperar que um sedã como o A3 ofereça bem mais espaço e conforto no banco traseiro que um cupê como o Si, mas não é o caso: ambos são muito limitados nesse aspecto, com sérias restrições em altura pela queda rápida dos tetos, a ponto de ocupantes com 1,75 metro já não se acomodarem bem (no Civic ficam com a cabeça junto ao vidro, um risco em caso de lombadas inesperadas). Também são apenas regulares em espaço para pernas e modestos em largura útil na traseira — mais crítica no Honda —, o que inviabiliza levar três pessoas ali.

 

 

A favor do Audi, claro, está o fácil acesso pelas portas traseiras. No Honda apenas o banco dianteiro direito avança para aumentar o vão livre, ainda assim típico de um duas-portas. Bem pensado nesse cupê foi um pequeno pedal para o passageiro de trás que, ao ser acionado, faz o banco avançar e rebate o encosto em um só comando. Como no esquerdo, porém, a regulagem de reclinação precisa ser refeita após esse acesso.

Capacidade de bagagem é outro quesito no qual eles não suprem maiores expectativas. O porta-malas do A3 é razoável para um sedã, 425 litros, e o do Civic cupê não passa do aceitável para um esportivo, com 331 litros — bem menor que o de 449 do sedã nacional. Nos dois modelos o banco traseiro tem divisão 60:40 apenas no encosto, o estepe é temporário em montagem interna sob o assoalho e a tampa usa braços convencionais, que podem amassar a bagagem ao ser fechada.

 

Quatro portas e espaço bem maior para bagagem dão praticidade ao Audi

 

Equipamentos de série e opcionais

A3 Civic
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/S S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/S ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. S/ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/2 S/S/1
Bancos/volante revestidos em couro S/S ND/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/S/S S/S/S
Câmbio automático/automatizado ND/S ND
Câmera traseira para manobras O S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade S/ND S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/NA
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S
Faróis com lâmpadas de xenônio S ND
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S ND
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro NA NA
Luz traseira de neblina S ND
Navegador por GPS O S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S S/S
Repetidores laterais das luzes de direção S ND
Retrovisor interno fotocrômico S ND
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. O/S ND
Teto solar/comando elétrico S/S S/S
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável
Próxima parte