Honda Civic Si empolga mais em curvas que ao acelerar

Apesar dos 35 cv a mais, o Si não deixa para trás o Civic Touring de 0 a 100 km/h, pelas trocas de marcha manuais e a dificuldade de transferir toda a potência ao solo

 

Consumo
Uma esperada vantagem do motor turbo sobre o anterior é a economia de combustível, mesmo que não seja importante em esportivo. O novo Si obteve 15 km/l no trajeto urbano leve (o antigo fez 12,8), 8,3 no urbano exigente (ante 7,5) e 14,5 no rodoviário (contra 12,6). Seus resultados ficaram bem próximos aos do Touring (15,2, 8,4 e 14,9 km/l, na ordem) e são muito bons para a proposta e a categoria. 1 ponto

 

 

Comportamento dinâmico
Além da recalibração de suspensão e dos pneus de perfil mais baixo (235/40 R 18), o novo Si traz um trunfo: controle eletrônico de amortecimento. O item muito raro nessa faixa de mercado — o Audi TT RS de mais de R$ 400 mil não tem — permite obter conforto razoável em piso de má qualidade, apesar da suspensão traseira firme, e comportamento dinâmico excelente.

 

A estabilidade empolga e o ajuste de amortecedores consegue relativo conforto no modo normal, mas o novo Si fica devendo o ronco de motor que cativava nos anteriores

 

E ponha excelente nisso. Acionado o programa Sport, que altera parâmetros de acelerador e direção e deixa os amortecedores bem firmes, o Si pode ser atirado em curvas com vigor. A aderência dos pneus parece infinita: mesmo acelerando forte em curvas ou nas manobras mais ousadas de direção, a frente segue fielmente para onde se aponta. Consegue-se provocar leve saída de traseira antes que atue o controle eletrônico de estabilidade, que pode ser desativado — mas não vemos benefício em fazê-lo, salvo em circuitos. Claro, não espere conforto de rodagem nesse modo.

 

O Si pode ser atirado em curvas com vigor e, mesmo nas manobras mais ousadas de direção, a frente segue fielmente para onde se aponta: a aderência parece infinita

 

O diferencial autobloqueante é decisivo para a roda interna não patinar quando se aplica potência na saída de curvas. Os freios dissipam velocidade com grande eficácia e a direção está correta em peso, relação (bem rápida, com 2,1 voltas entre batentes) e sensibilidade. Um brinquedo de adulto e tanto! 1 ponto

Segurança passiva
É muito bom o conteúdo de proteção aos ocupantes, com bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, fixação Isofix para cadeira infantil, encostos de cabeça e cintos de três pontos para cinco pessoas. 1 ponto

 

O preço de R$ 162.900 supera o do rival Golf GTI, que tem transmissão automatizada e mais potência, mas não se diferencia tanto das demais versões da linha quanto faz o Si

 

Custo-benefício
Importado (e mais tributado), bem-equipado e com carroceria exclusiva na linha, o Civic Si não poderia mesmo ser barato. A configuração única, ainda modelo 2018, tem preço de R$ 162.900. O concorrente mais direto, o Volkswagen Golf GTI, começa por menos (R$ 149.290) e passa a R$ 154.275 com teto solar opcional. Embora mais potente, com 230 cv, não tem controle eletrônico de amortecedores e os faróis de leds ficam em um caro pacote com outros itens que o Si não tem. Já a transmissão automatizada de dupla embreagem pode ser vantajosa ou não, de acordo com a prioridade de cada um.

 

 

Tudo considerado, é bom para o mercado brasileiro ter um carro como o Civic Si, fiel a tradições hoje raras como duas portas e caixa manual. Ele anda bem, tem ótima suspensão, visual atraente e bom conteúdo. Poderia ser mais rápido? Poderia. Mas quem colocar as mãos em um terá boas razões para não querer tirá-las dele tão cedo. 0,5 ponto

 

8 pontos

 

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 8,2 s
0 a 120 km/h 10,8 s
0 a 400 m 15,8 s
Retomada
60 a 100 km/h (3ª.) 4,5 s
60 a 100 km/h (4ª.) 5,9 s
60 a 120 km/h (3ª.) 7,0 s
60 a 120 km/h (4ª.) 8,5 s
80 a 120 km/h (3ª.) 4,9 s
80 a 120 km/h (4ª.) 6,0 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 15,0 km/l
Trajeto exigente em cidade 8,3 km/l
Trajeto em rodovia 14,5 km/l
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Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 73 x 89,5 mm
Cilindrada 1.498 cm³
Taxa de compressão 10,3:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 208 cv a 5.700 rpm
Torque máximo 26,5 m.kgf de 2.100 a 5.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 8 x 18 pol
Pneus 235/40 R 18
Dimensões
Comprimento 4,522 m
Largura 1,799 m
Altura 1,421 m
Entre-eixos 2,70 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 47 l
Compartimento de bagagem 334 l
Peso em ordem de marcha 1.321 kg
Desempenho e consumo
Não disponíveis
Dados do fabricante