Ford Focus vs. Peugeot 308: médios bons para acelerar

Focus tem porta-malas para 316 litros e bons instrumentos; como no rival, vidros um-toque, ar-condicionado de duas zonas, retrovisor fotocrômico e limitador/controlador de velocidade

 

Favorecem o 308 a câmera traseira para manobras, amplo teto envidraçado (há comando elétrico para o forro, que veda o sol de forma apropriada, ao contrário do usado pelo 2008), sensores de estacionamento também na frente, porta-luvas refrigerado, apoios centrais de braço separados na frente e um atrás (este ausente do rival), quatro focos de luz para leitura (no concorrente, apenas luzes gerais dianteira e traseira), recolhimento elétrico dos retrovisores, maçanetas internas cromadas (para fácil localização à noite) e, a nosso ver, o comutador de fachos de faróis que apenas se puxa contra o volante (embora o do Focus também seja bom: facho alto empurrando, baixo puxando ou empurrando).

 

O interior do 308 oferece mais espaço na frente e para as cabeças de quem viaja no banco traseiro; sua capacidade de bagagem é pouco maior

 

Os fabricantes reviram algumas deficiências dos modelos até 2015. O Ford ganhou melhor posição para a tomada de 12 volts (ficava distante do para-brisa para uso de navegador portátil ou celular) e desenho mais agradável na alavanca de freio de estacionamento. O Peugeot, além da questão citada do navegador, teve revista a iluminação excessiva dos instrumentos — por outro lado, perdeu o difusor de ar para o banco traseiro.

Os dois ainda podem ter detalhes aprimorados. No Focus estranham-se as barras tortas que sustentam os encostos de cabeça e há alguns itens de acabamento inadequados, caso do forro de teto flexível em certas regiões e dos parafusos bem à mostra na base dos bancos dianteiros. No 308 a ventilação emite ar quente mesmo com temperatura externa na faixa de 20°C, o que leva ao uso de ar-condicionado quando não se precisaria, e a tampa do tanque de combustível ainda requer uso da chave. Nos dois falta faixa degradê no para-brisa.

 

Porta-malas de 348 litros e grafia exagerada nos mostradores do 308; teto envidraçado, câmera traseira e ampla tela para áudio, telefone e navegador são vantagens

 

O interior do 308 oferece mais espaço na frente e para as cabeças de quem viaja no banco traseiro, onde as acomodações de pernas e ombros são algo limitadas como no Focus. Vantagem deste é a posição central do banco mais confortável, sem o encosto bem duro do adversário, embora nenhum seja adequado para levar três adultos atrás.

Em capacidade de bagagem há sutil vantagem para o Peugeot, 348 litros ante apenas 316 do Ford, que fica entre os piores da classe nesse quesito. Observe que a marca francesa divulga 430 l no Brasil, mas pela medição com líquido: o método VDA, com blocos, permite 348 l como divulgado na Argentina. Os dois contam com banco traseiro bipartido 60:40 (assento incluído). O estepe do Focus é temporário, bem estreito, enquanto o 308 usa pneu de 16 pol, diferente dos demais de 17: impõe menos restrições durante o uso, mas continua limitado a emergências.

Próxima parte

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Focus 308
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. S/ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S
Aquecimento S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/S/2 S/S/2
Bancos/volante revestidos em couro S/S S/S
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas S/S/ND S/S/S
Caixa automática/automatizada ND/S S/ND
Câmera traseira para manobras ND S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S
Computador de bordo S S
Conta-giros S S
Controlador/limitador de velocidade S/S S/S
Controle de tração/estabilidade S/S S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S
Controles de áudio no volante S S
Direção assistida S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND
Faróis de neblina S S
Faróis/limpador de para-brisa automático S/S S/S
Freios antitravamento (ABS) S S
Interface Bluetooth para telefone celular S S
Limpador/lavador do vidro traseiro S/S S/S
Luz traseira de neblina S S
Navegador por GPS ND S
Rádio com toca-CDs/MP3 S/S ND/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S
Retrovisor interno fotocrômico S S
Rodas de alumínio S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/S S/S
Teto solar/comando elétrico ND S/S*
Travamento central das portas S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; *teto envidraçado fixo com controle elétrico do forro
Próxima parte