Argo, Fiesta, 208 e Polo: uma categoria se redefine

Argo tem mostrador central multifunção, tela de 7 pol para áudio, parada/partida automática e monitor de pneus; no grupo, só o 208 não traz chave presencial

 

Fiesta está superado em instrumentos, mas ganhou bom sistema Sync 3 com tela de 6,5 pol, navegador e comandos de voz; vidros abrem e fecham a distância

 

A favor do Polo estão difusores de ar para o banco traseiro, dois fechos no capô (mais seguro), luzes de leitura traseiras (uma geral no Fiesta; os outros carros limitam-se às dianteiras e deixam os passageiros no escuro), monitor de fadiga do motorista (a partir da comparação de seu modo de direção ao de período anterior, pode sugerir uma parada para descanso), para-sóis com espelhos iluminados, suporte de celular no painel (embora a conexão ao áudio possa dispensá-lo), triângulo montado junto à tampa traseira (para fácil acesso com carro carregado) e os melhores espaços para objetos. O Fiesta não se destaca em nenhum item. Fiat e VW têm ainda monitor de pressão dos pneus (indireto) e porta-óculos. Polo e 208 trazem porta-luvas refrigerado e sensores de estacionamento também na frente.

 

 

O que pode melhorar? No Fiat os comandos de áudio ficam atrás do volante (não intuitivos para quem é novo na marca ou na Chrysler), os cromados dos difusores de ar causam reflexo nos retrovisores externos, o pedal do acelerador tem posição muito distante para chegar ao fim de curso, a função de velocidade média do computador é lenta ao extremo para se atualizar, espaços para objetos são escassos e pequenos e a tomada de 12 volts fica bem longe do para-brisa, inadequada para usar celular junto ao vidro com carregador.

 

Instrumentos por cima do volante e tela de 7 pol no 208, único a ter ar-condicionado de duas zonas e teto envidraçado; como os outros, traz limpador automático

 

Polo: mostrador multifunção e tela de 8 pol para áudio, navegador e computador; só ele tem toca-DVDs e difusor de ar-condicionado para trás

 

No Ford é difícil ver o comando de faróis, os difusores de ar centrais tendem a jogar ar frio no rosto dos ocupantes, o ar-condicionado parece resfriar mais do que deveria pela temperatura ajustada e a indicação de porta mal fechada é geral — melhor a específica dos concorrentes. O Peugeot tem difusores de ar centrais muito baixos (o VW também, mas este permite direcioná-los bem para cima, ao contrário do rival) e portinhola do tanque ainda aberta com chave, além de faltar luz de leitura (tem só a geral dianteira). Não houve itens dignos de menção negativa no VW.

 

Mais longo e largo do grupo, o Polo obtém seu rendimento no maior espaço interno em largura e no vão para pernas de quem viaja atrás, este mais crítico no Fiesta

 

Mais longo e largo do grupo, o Polo obtém seu rendimento no espaço interno. É o mais amplo em largura e no vão para pernas de quem viaja atrás — este mais crítico no Fiesta. Esses dois agradam mais em altura no banco traseiro, onde os quatro são apertados para três adultos. Eventual passageiro central, porém, acomoda-se melhor no Ford e no Peugeot.

Argo e Polo empatam em capacidade de bagagem, 300 litros, pouco acima dos 285 do Peugeot e 281 do Fiesta. O VW permite reposicionar mais alto o assoalho, o que pode facilitar a remoção da carga, mas deveria ter maçaneta ou botão para abrir a tampa: caso seja aberta pelo comando no console e fechada com pouca força, será preciso reapertar o botão. Falta ao 208 o banco traseiro bipartido 60:40. Todos usam o mesmo tipo de estepe: pneu comum de medida inferior à dos outros, o que impede seu uso prolongado ou como reposição de pneu danificado.

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Capacidade de bagagem varia menos de 20 litros da maior à menor, mas 208 deveria ter banco bipartido, e Polo, maçaneta para abrir diretamente a tampa

 

 

Equipamentos de série e opcionais

Argo Fiesta 208 Polo
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. S/ND S/ND S/ND S/ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND ND ND ND
Ajuste do volante em altura/distância S/S S/S/ S/S S/S
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. ND ND ND ND
Ajuste elétrico dos retrovisores S S S S
Alarme antifurto/controle a distância S/S S/S S/S S/S
Aquecimento S S S S
Ar-condicionado/controle automático/zonas S/O/1 S/S/1 S/S/2 S/S/1
Bancos/volante de couro ou mat. sintético O/S S/S ND/S O/S
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. O/ND/ND S/S/S S/S/ND S/ND/ND
Caixa automática/automatizada S/ND ND/S S/ND S/ND
Câmera traseira para manobras O S S O
Chave presencial para acesso/partida O/O S/S ND S/S
Cintos de três pontos, todos os ocupantes S S S S
Computador de bordo S S S S
Conta-giros S S S S
Controlador/limitador de velocidade S/ND S/ND S/S S/ND
Controle de tração/estabilidade S/S S/S ND S/S
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/S S/S S/S S/S
Controles de áudio no volante S S S S
Direção assistida S S S S
Encosto de cabeça, todos os ocupantes S S S S
Faróis com lâmpadas de xenônio ND ND ND ND
Faróis de neblina S S S S
Faróis/limpador de para-brisa automático O/O S/S S/S O/O
Fixação Isofix para cadeira infantil S S S S
Freios antitravamento (ABS) S S S S
Interface Bluetooth/integração a celular S/S S/S S/S S/S
Limpador/lavador do vidro traseiro S S S S
Luz traseira de neblina ND ND S ND
Navegador por GPS ND S ND O
Rádio com toca-CDs/MP3 ND/S S/S ND/S ND/S
Repetidores laterais das luzes de direção S S S S
Retrovisor interno fotocrômico O S ND O
Rodas de alumínio S S S S
Sensores de estacionamento diant./tras. ND/O ND/S S/S O/O
Teto solar/comando elétrico ND ND S* ND
Travamento central das portas S S S S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; *teto envidraçado fixo
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