Grand Siena vs. Versa: questão de abordagem

 

Fiat e Nissan tomaram caminhos distintos para oferecer
algo mais que o habitual em sedãs compactos de até R$ 45 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Sem grandes novidades desde o lançamento do Volkswagen Voyage, em 2008, o segmento de sedãs compactos voltou a receber atenção dos fabricantes nos últimos meses de 2011. Chegaram Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e, já este ano, o Fiat Grand Siena para oferecer opções um pouco maiores e com novos atrativos à categoria (a Ford havia lançado em 2010 o Fiesta sedã importado do México, que por seu preço compete em faixa um pouco mais alta que a desses modelos).

O Best Cars colocou lado a lado os estreantes da Fiat e da Nissan em suas versões superiores, ambas com motores de 1,6 litro e 16 válvulas. Os quatro “Ps” considerados em nossos comparativos apontam para uma competição equilibrada.

 

 

Fiat Grand Siena Essence

Nissan Versa

4,29 m 115/117 cv R$ 45.532 4,45 m 111 cv R$ 42.280
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

São carros com a mesma proposta de uso: sedãs com espaço justo para uma pequena família, ampla capacidade de bagagem e motores que associam desempenho satisfatório a um consumo moderado, o que os torna adequados tanto ao uso urbano quanto a viagens. O Versa sobressai em porte, com 16 centímetros a mais em comprimento e 9 cm adicionais em distância entre eixos que o Grand Siena. Os motores flexíveis ficam próximos em potência: são 115/117 cv no Fiat (na ordem gasolina/álcool) e 111 cv no Nissan.

E não falta equilíbrio no sempre importante preço. O Grand Siena Essence parte de valor mais baixo, R$ 40,4 mil ante R$ 41,3 mil do concorrente, mas o que avaliamos trazia diversos opcionais que o levavam a R$ 45,5 mil (não considerado o câmbio automatizado Dualogic, pois não existe opção similar no rival). Já o Versa SL oferece como única opção a pintura metálica, que o deixa custando R$ 42,3 mil. Para quem desejar, uma configuração intermediária do Fiat pode deixá-lo ainda mais próximo do Nissan em conteúdo e preço.

Próxima parte

 

 

Pages: 1 2 3 4 5 6

  • Alfredomassaranduba

    Qualquer carro na Europa, com essas configurações, faz 18km/l em ciclo rodoiário. Facim, facim.

  • Zeze

    Só não se esqueça de mencionar a qualidade do combustível vendido lá e cá.
    :-)

  • Paulo Freire

    Esses detalhesno interior do Siena não estão disponíveis apenas para o Dualogic?

  • http://profile.yahoo.com/52L63C36UPBCY2ATIXELOSGYAU Magnus

    Economia porca da Fiat colocar um carro no mercado com rodas aro 16” e o estepe aro 15 . . . . . . por isso eu gosto do voyage , na categoria ele é o melhor . tem regulagem do volante também em profundidade , espelhos do quebra-sol iluminados , o estepe é do mesmo tamanho das rodas que vem no carro . . . . . .vários detalhes o fazem superior . . . . . Painel mais bonito , computador de bordo mais completo . . . . . . . é um verdadeiro ”jettinha” . . . .

  • http://www.facebook.com/thiago.bittencourt.33 Thiago Bittencourt

    Muito me estranha a matéria informar um consumo de 9,3km/l e 13,4km/l (urbano/rodoviário) para o Nissan Versa.
    Possuo um Versa SV a 3 meses que está com 3800km rodados. O consumo de meu carro está em 11,4km/l no ciclo urbano (70% do tempo com o ar ligado e 2 pessoas no carro) e na última viagem que fiz, rodei no total 1340km e fez uma média de 15,8km/l (100% do tempo com ar ligado e com 4 pessoas no carro – velocidade sempre entre 110 e 120km/h).
    E o mais estranho de tudo é que na internet existem milhares de comparativos entre vários modelos, inclusive o Grand Siena e o único no qual o fiat leva a melhor é este.
    Não estou aqui para defender nenhuma das duas marcas/carros. Possuo um Versa e também não irei defende-lo, apesar de gostar muito. Cada qual com suas opiniões, mas uma coisa eu digo: A matéria não esta muito condizente com a realidade.

  • Lopes

    O brasileiro se contenta com muito pouco e fica feliz com quase nada…

  • Magnus Cordeiro

    Muda pra outro país então , ou voce é gringo???. . . . . eu to falando para os padrões brasileiros , fiz uma comparação com os carros da reportagem , não que eu me contente . Eu tenho um voyage que uso mas comprei pra empresa pra trabalhar apenas , meu carro é Pajero Sport, é dessa que eu gosto . . . . ou voce acha melhor eu comprar uma mercedes S500 pra usar no dia a dia da empresa???kkkkk

  • UniblabBR

    Não desmerecendo necessariamente sua crítica, mas leve em consideração o fato do Best Cars (que eu saiba) ser o único na mídia a rejeitar o “Manual de Redação da Quatro Patas” e fazer medições de consumo com gasolina.

    Uma pena o site ainda figurar na lamentável lista negra da GM do B; gostaria muito de saber o consumo do Cobalt 1.8 com o combustível “tabu”…

  • Fernando

    O destaque do Versa fica por conta do motor mais moderno: aluminio, duplo cabeçote e variador de abertura de válvula, único na categoria. Fazer um teste sobre rolos ou uma simulação de desempenho não mede a eficiência do motor. No dia a dia esses motores se mostram mais econômicos que os nacionais. Os importados costumam trazer também ar condicionado com compressor rotativo, mais suaves e econômicos. Nos nacionais é comum utilizar aquele ar do tipo liga-desliga que deixa seu motor sem potência e eleva o consumo nas alturas. O espaço interno maior do Versa pode fazer diferença para quem costuma viajar e transportar a familia.

  • UniblabBR

    Alguém de vocês faria a gentileza de responder se por acaso o motor 1.6 16v (K4M, se não me engano) usado no Logan e Sandero automáticos seria o mesmo do Versa…?

    Pelo que entendi, o motor diferente mencionado no comparativo seria o K7M, recentemente “repaginado” com taxa de compressão siliconada; confere…?

  • Bazuca

    Nada confere. Esse motor do Versa é da Nissan, leia o comparativo.

  • UniblabBR

    Você que não leu meu comentário, meu filho: o comparativo fala em “motor 1.6 Renault usado no Logan”, que pode ser tanto o K4M quanto o K7M, ambos 1.6 mas bem diferentes, por isso minha pergunta para quem sabe…

  • Adrianolopes1983

    ??????

  • Adrianolopes1983

    Tambem prefiro o Voyage, mas quanto ao painel, nao concordo, todos os carros da Volks, inclusive o Jeta, tem paineis de plastico de péssima qualidade e extremamente sem graça…

  • Marcel Gava da Silva

    BCWS, será que não existe uma explicação para esta configuração usual do acionamento dos vidros elétricos dos carros (de marcas) orientais, mesmo quando produzidos no ocidente? É típico dos carros dessa origem ter essas duas características: um toque apenas para a função “descer” da janela do motorista e botão de bloqueio dos vidros com ação nas duas janelas traseiras e também na janela dianteira direita, neutralizando, inclusive, o acionamento através dos comandos do motorista. É difícil acreditar que essas marcas estejam indo “contra a corrente” sem algum motivo: legislação do país de origem do projeto (ou da marca), alguma preferência daquele mercado, ou até alguma lógica que não percebemos… Fico curioso com isto.

  • http://profile.yahoo.com/52L63C36UPBCY2ATIXELOSGYAU Magnus

    Concordo , os materiais que a VW usa no acabamento da linha golvoyagesaveiro é péssimo mesmo . . . . deveriam usar a receita de acabamento da linha Polo . . . . . ai seria perfeito . . .

  • http://www.facebook.com/ycsouza Yuri Chaves Souza

    Pessoal do Bestcars, o caso do destravamento automatico das portas no Versa é o seguinte:
    É preciso ativar essa opção ao invés de ter de tirar a chave.

    Para isso, gire a chave para ativar a injeção (sem dar a partida) e segure o botao de destravamento das portas por 10 segundos.
    As setas do carro irao piscar, ativando o comando.
    A partir de agora, ao se retirar a chave da ignição, as portas se abrirão.

    É uma burrice da Nissan trazer o carro sem configurar esta função que vem explicada no manual.
    Até o carro do Test Drive vem sem a função ativada, o que incomoda bastante.
    Estranhei isso, pois meu Mille 2001 destravava as portas assim que o motor era desligado

  • http://www.facebook.com/ycsouza Yuri Chaves Souza

    Esse motor é da Livina.
    Usa comando por corrente, os Renault usam correia.

  • http://www.facebook.com/ycsouza Yuri Chaves Souza

    Pessoal, estranhei as marcações de consumo do Versa.

    O daqui de casa usando gasolina em ciclo urbano marca 11km/l (tanto no computador de bordo quanto no meu caderninho, sendo levemente mais otimista no CB, uns 0,3) No rodoviário, já cheguei a fazer 16, mas o constante é sempre marcar 14km/l.

    Minha cidade é relativamente médio/pequena (300 mil hab) nao tem avenidas longas e largas, sempre pego trânsito no anda e pára além de engarrafamentos. Mesmo assim, meu consumo saiu bem melhor do que essas medições.

    Com Alcool, meus números ficam próximos aos do BCWS, urbano: 9km/l rodoviário 12km/l.
    Os comentários de donos de Versa sempre são de um carro econômico, enquanto donos de Fiats E-torq reclamam do carro ser beberrão tão quanto os Fiats Familia II
    Acho que o percurso deve ter sido muito curto.

  • http://www.facebook.com/ycsouza Yuri Chaves Souza

    Outra curiosidade: O Versa tem um sistema interessante de check-up.
    Acione a injeção e desligue, acione mais uma vez e aperte o pino da interno da porta 10 vezes. As luzes do carro irão piscar em sequencia (piscas, freios, farol alto, baixo, neblina), para que o motorista saia do carro e verifique se há alguma queimada, assim como a varredura do limpador de parabrisa.

  • Migedulima

    Bom, e o Jetta, Vectra e outros q tem rodas 16 ou 17 e estepe 15?

  • http://profile.yahoo.com/52L63C36UPBCY2ATIXELOSGYAU Magnus

    Economia igualmente porca , a não ser os importados como Fusion entre outros que vem com aquele estepe temporário fininho que é comum no mundo todo . . . . ai tudo bem . . . . . .

  • http://profile.yahoo.com/52L63C36UPBCY2ATIXELOSGYAU Magnus

    Quando eu disse painel , me referi ao quadro de instrumentos , e não a peça toda . . .

  • http://www.bestcars.com.br Fabrício Samahá – Best Cars

    No carro avaliado era exatamente assim: as portas se destravavam ao tirar a chave da ignição. A nosso ver, nada prático, pois é frequente um passageiro sair sem que o motor seja desligado ou que a chave seja retirada. Para nós, o ideal é que a porta se abra mesmo quando travada.

  • http://www.bestcars.com.br Fabrício Samahá – Best Cars

    Marcel, o item também nos deixa curiosos, pois está muito longe de ser prático. No entanto, desconhecemos fatores de legislação para o caso.

  • http://www.bestcars.com.br Fabrício Samahá – Best Cars

    Não é o mesmo. O Versa (assim como o March 1,6) tem motor Nissan; Logan, Sandero e mesmo Livina usam motor Renault de 1,6 litro (já na Livina 1,8 o motor é Nissan, o mesmo do Tiida). Outro caso de sinergia no grupo é o do March de 1,0 litro, que tem motor Renault.

  • Paulo Freire

    Pois é, enquanto isso o Siena tem mais espaço interno, porta-malas maior, Air Bags e ABS de série assim como quase tudo, nessa versão 1.6, pode ter até 2 Air Bags extras e um teto solar de respeito, não esse furo no teto que a VW chama de teto solar e ainda cobra 3 milhas…

  • Luis Ferreirinha

    Hehehe. Vc não iria gostar 320i. Não tem nem estepe. Gran Caravan? Um “pneuzinho” sem vergonha de borracha maciça.
    Eles dizem que estepe é só para usar até o borracheiro…O problema é que tem gente que “gosta” de fazer rodízio com o estepe quando chega na hora de trocar o pneus.

  • Robson Marquesin

    Comparar Fiat com Nissan é uma ofensa pra Nissan, fiat é baixo nivel total, Siena é carro de Taxista feito de saquinho de leite e lata de sardinha reciclada. O Versa é um carro fantástico, só tendo um e passar o dia a dia com carro pra comparar.

  • Alan

    É o quadro do voyage e bem bacana mesmo, so acho ele apertado no banco traseiro, mas e um bom carro, e ter o torque maximo a 2500rpm e otimo , opniao, kd um com a sua…

  • Marcomenezes

    Que carros feios

  • http://profile.yahoo.com/52L63C36UPBCY2ATIXELOSGYAU Magnus

    POis é , e vai custar 50 mil com isso tudo ai , COM ESSA GRANA COMPRO UM SONIC . . . .

  • http://profile.yahoo.com/52L63C36UPBCY2ATIXELOSGYAU Magnus

    A questão é que a BMW tem pneu run flat , o que tira a necessidade do estepe ok . . . . agora pega um carro com rodas 17” e estepe 15” , faz uma viagem pro norte de minas ou mesmo de Sp até Foz do iguaçu , se te furar um pneu vc vai ver que delícia andar centenas de km na estrada com o carro puxando até achar um borracheiro . . . . . . pra quem é urbaninho tudo bem , agora se faz viagem longa com o carro como eu faço é outra coisa . . .

  • http://profile.yahoo.com/AONHFTIUXHXL2IMYXI7WX3VYUI ZéBedeu

    Tanta coisa a ser comentada sobre os dois carros e nego vem me falar de estepe! Puts!

  • testenildo

    putiz cade os profissionis desse site. De um tempo pra cá só vejo carro fiat levando são bons mesmo ou estão levando uns troquinhos? acho que sei a resposta assim ccomo as duas mais importantes revista do ramo.
    Vamos desfarçar mais

  • Fabrizio

    Eh cara… pelo visto vc não viu esses dois carros “ao vivo”. O seu preconceito com os Fiat é o da época do 147 mas as coisas mudaram viu… e como. Não tenho um Grand Siena nem pretendo comprar um, mas gosto de carros e gosto de perder meu tempo passeando nas concessionárias. O Grand Siena é realmente melhor que o Versa (tanto por fora quanto por dentro) e essa ideia que “Japonês é melhor” já era.
    Estive na apresentação do Toyota Etios num shopping da minha cidade e posso afirmar com toda certeza o seguinte: pode até ser Toyota, mas perde feio pro JAC J3 em todos os aspectos.
    Consumidor brasileiro precisa aprender a enxergar além das marcas e dos “mitos”…

  • Magnus Cordeiro

    Falou tudo . . . . .

  • Paulo Renato

    Voce e um idiota.

  • Paulo

    Magnus Cordeiro… com um nome desses voce deve ser um Cearense cabeca chata, o que o torna o tremendo idiota pelo seu comentario. Pajero Sport kkkkkk.. e cada um que tem aqui…

  • Gui754

    Vai de avião o seu pobre !

  • Convidado

    Ah essa foi boa… entra num Grand Siena e depois em um Voyage. A vantagem é grande para o Siena em acabamento, equipamentos, conforto, etc… Fora o motor e-torq, que deixa o 1.6 VW comendo poeira…

  • Emerson

    Economia porca é da VW, com todos os seus carros. O Voyage é o que há de pior na categoria, um carro nada confiável e de durabilidade duvidosa.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000411206581 Portuga Cordeiro

    kkkkkkkkkkk……eu tenho que rir de um comentário imbecil destes . . . . .tenho um voyage 1.6 0910 que uso no dia a dia de trabalho . . . o carro está com 248 mil km e NUNCA subiu em um guincho . NUNCA me deixou na mão e NUNCA foi parar em uma oficina com alguma pane de qualquer tipo . . . .

    Brasileiro tem que perder esse vício nojento de levar carro em oficina só quando quebra . toda máquina precisa de manutenção preventiva pra não dar problema .

    No meu Voyage eu uso óleo sintético Elaion 5 W30 pra 10 mil mas troco com 7500km , liquido de arrefecimento a cada 30 mil km eu troco , fluido de freio a cada 15 mil eu troco .
    Pastilhas de freio , discos , e reparos de suspensão (2 jogos de molas e amortecedores em 245 mil km)troco apenas por peças de qualidade , embreagem troquei 2 vezes : com 120 mil km e agora com 235 mil km . troquei 3 bombas de combustível em 245 mil km . meu carro não faz nenhum barulho , o motor não fuma , não faz barulho e trabalha igual um relógio suiço . o câmbio não tem folga e continua com uma precisão fantástica . . . . se este carro não é confiável e tem durabilidade duvidosa . . . . .não sei o que é então . . . . . .

    Cada demente que aparece aki viu . . . .affff

  • Convidado

    Concordo com o amigo… qualquer carro atual, se você fizer a manutenção correta com peças de qualidade não dá problema. Rodei nada mais nada menos que 370 mil km com um Uno 1.0 Fiasa.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000411206581 Portuga Cordeiro

    É amigo , infelizmente o brasileiro em geral não tem hábito de fazer manutenção preventiva no carro . este é um dos motivos que levam as montadoras a não trazer motores de ultima geração e cheios de frescuras para o Brasil . . . porque o consumidor vai comprar , não vai fazer a devida manutenção , o carro vai quebrar e ele vai sair falando pra todo mundo que o carro não presta e que uma pecinha custa caro demais . . . . . . é por estas e outras que os motores monzatech e afins continuam em produção por aqui . porque são ”robustos e sem frescuras” e aguentam a falta de cuidado dos brasileiros . lamentável .

  • http://pulse.yahoo.com/_B5OXK64ZJHM3TT2JMQR4YNGXJE Fernando

    Hmmm… Já tive VW, GM e Fiat (alguns em modelos “top”). Na boa, NUNCA, NUNCA vi a tal qualifdade duperior dos VW. Já fiquei na rua em VW, então essa estória de confiabilidade maior me parece um mito. Vou ver o Voyage, mas pelas fotos, o GSiena me parece superior. Ah! Tenho um Palio 2002 que peguei usado, e que uso para TUDO, passo em estrada de terra todo santo dia, já carreguei material de constriução, cachorros, etc, etc. O Palinho não faz um barulhinho, nunca me deixou na mão, manutenção é óleo e filtros. Se o GSiena for assim, já fico satisfeito sem precisar da tal confiablidade maior da VW, pois já tive Gol zero (equipadão) que me deixou na rua.

  • Rubão

    Gostaria de parabenizar o nível do conteúdo abrodado, de ótima qualidade, muito superior à muitas publicações de revistas por ai…

  • Rubão

    É interessante como os comparativos entre os carros divergem de acordo com a publicação técnica, aliás acho que essa publicação foi uma das melhores que já vi, levou em consideração até o Coeficiente aerodinâmico (Cx), comparou carros com motores similares, nada de 1.4 com 1.6 como já vi, nem deixou de realizar o teste de consumo como outras publicações, o que mesmo assim levaram em consideração na pontuação do consumo. Podendo se perguntar o como?
    Conclusão, parabenizo mais uma vez a publicação da Bestcar, a melhor indiscutivelmente.

  • Jose

    Tenho um gol rock in rio 2012, até agora não me deixou na estrada, porém, quando chove é uma desgraça, entra água pelas portas traseiras e inunda os bancos de trás do carro. Não dá para deixar nada em cima que vira uma meleca. Já foi 2 vezes para revisão e nada…a água continua entrando. To meio assim com essa ‘confiabilidade’ da vw. Uma coisa é certa, o próximo carro não será desta marca. José.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000411206581 Portuga Cordeiro

    Se você for no Rock n’Rio e chover você vai tomar chuva sem reclamar , então . . . . .o carro é uma homenagem ao evento , e quando tem chuva você se molha!!!!shuahsuahsuahsuahs

  • Wellison

    O cara se contenta com um carro muito inferior, por apena ter o estepe no tamanho da roda! Esse povo volkslunático tem a cabeça muito pequena mesmo!

  • Wellison

    Era aro 16″, agora ja virou 17″, sendo que nem tem esse tamanho para o siena!

  • Keve

    Sem titubear , vou de Versa.

  • anderson goulart

    VW ERA MUITO BOA COM OS MOTORES AP,DEPOIS DISSO FRAGILIDADE TOTAL!

  • Wenderson

    rarara, piada, pefiro andar de roda 15 porque o estepe tb é, do que andar com 16 prq o estepe é 15. Luz no quebra-sol, nossa, fundamental msm… um jetinha kkkkkkkkkkkkkkk.

  • Magnus Cordeiro

    Nusssssss!!!!!olha ai o coveiro de tópicos desenterrando!!!!kkkkkkkkkkk

    Cada um viu…

  • Luis Carlos

    E quando for trocar os pneus, coloca o que está em melhor estado pra rodar e compra só três. Né?

  • EdmundoMJ

    Então, eu respeito a sua opinião, só que penso que quem acha os carros da volks superiores em tudo em relação aos outros não tem muita opinião própria, pois os carros da volks desde o gol até o jetta e o novo golf vc não vê diferenças marcantes nos carros como por exemplo o painel que parece igual em todos e na aparência externa que infelizmente todos parecem iguais, que na “Minha Opinião”, são carros sem graça, mas tem quem goste de ter um produto que se iguala a todos os da linha volks, mas respeito o seu gosto!!!

  • Fernanda Luis

    Alguem ja reparou que a maioria dos carros que rodam fumando (queimando oleo) é Volks……pode observar…..essas carroças depois de 60 70 mil km…..ja começa a fumar…..antes de criticarem o comentario sai na rua e observa…..seja inteligente….