Grand Siena vs. Versa: questão de abordagem

FacebookTwitterGoogle+Bookmark/FavoritesEmailPrintShare

 

Fiat e Nissan tomaram caminhos distintos para oferecer
algo mais que o habitual em sedãs compactos de até R$ 45 mil

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Sem grandes novidades desde o lançamento do Volkswagen Voyage, em 2008, o segmento de sedãs compactos voltou a receber atenção dos fabricantes nos últimos meses de 2011. Chegaram Chevrolet Cobalt, Nissan Versa e, já este ano, o Fiat Grand Siena para oferecer opções um pouco maiores e com novos atrativos à categoria (a Ford havia lançado em 2010 o Fiesta sedã importado do México, que por seu preço compete em faixa um pouco mais alta que a desses modelos).

O Best Cars colocou lado a lado os estreantes da Fiat e da Nissan em suas versões superiores, ambas com motores de 1,6 litro e 16 válvulas. Os quatro “Ps” considerados em nossos comparativos apontam para uma competição equilibrada.

 

 

Fiat Grand Siena Essence

Nissan Versa

4,29 m 115/117 cv R$ 45.532 4,45 m 111 cv R$ 42.280
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais

 

São carros com a mesma proposta de uso: sedãs com espaço justo para uma pequena família, ampla capacidade de bagagem e motores que associam desempenho satisfatório a um consumo moderado, o que os torna adequados tanto ao uso urbano quanto a viagens. O Versa sobressai em porte, com 16 centímetros a mais em comprimento e 9 cm adicionais em distância entre eixos que o Grand Siena. Os motores flexíveis ficam próximos em potência: são 115/117 cv no Fiat (na ordem gasolina/álcool) e 111 cv no Nissan.

E não falta equilíbrio no sempre importante preço. O Grand Siena Essence parte de valor mais baixo, R$ 40,4 mil ante R$ 41,3 mil do concorrente, mas o que avaliamos trazia diversos opcionais que o levavam a R$ 45,5 mil (não considerado o câmbio automatizado Dualogic, pois não existe opção similar no rival). Já o Versa SL oferece como única opção a pintura metálica, que o deixa custando R$ 42,3 mil. Para quem desejar, uma configuração intermediária do Fiat pode deixá-lo ainda mais próximo do Nissan em conteúdo e preço.

Próxima parte

 

 


Mais sobre:

Páginas: 1 2 3 4 5 6