Sedãs: quatro oponentes lançam desafio a novo Civic

Focus
Focus
Civic
Civic
Sentra
Sentra
Corolla
Corolla
Jetta
Jetta

 

Mais barato sem opcionais, o Jetta fica próximo a três dos concorrentes quando os recebe: só o Sentra mantém vantagem de preço expressiva

 

Preços

Focus Civic Sentra Corolla Jetta
Sem opcionais 107.390 105.900 98.990 106.080 93.990
Como avaliado 107.690 105.900 98.990 106.080 105.096
Completo 108.690 107.400 100.240 ND 106.981
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 27/10/16; menores preços em destaque; ND = não disponível; consulte os sites: Focus, Civic, Sentra, Corolla, Jetta

 

Custo-benefício

Dos cinco modelos, apenas o Jetta oferece opcionais: os demais são vendidos em conteúdos fechados, podendo-se escolher versões diferentes para deixar equipamentos de lado e reduzir o preço. Com isso, o valor inicial de R$ 94 mil do VW não representa maior vantagem, pois ele precisa do pacote Exclusive (R$ 6,8 mil) para receber ar-condicionado de duas zonas, bancos de couro (sintético), rodas de 17 pol e outros itens que a maioria dos adversários no grupo traz de série. Opção livre é a do teto solar (R$ 4,3 mil), que equipa Focus e Sentra.

Com tais opcionais o Jetta passa a R$ 105,1 mil e fica pouco mais acessível que Civic (R$ 105,9 mil), Corolla (R$ 106,1 mil) e Focus (R$ 107,7 mil). Por R$ 99 mil, o Sentra aparece em vantagem financeira. Entretanto, é preciso levar em conta diferenças relevantes de equipamentos.

O mais caro Ford é também o mais farto em conteúdo, o único a ter assistente de estacionamento, faróis de xenônio em ambos os fachos, frenagem automática e sistema de áudio com tela de 8 pol. Sem nada disso, quem está mais perto é o Nissan, que ao menos tem ajuste elétrico do banco, câmera traseira e faróis de leds, ausentes do VW. O Toyota oferece esses itens, mas lhe faltam controle de estabilidade e teto solar. Já o Honda, embora tenha o controle eletrônico e a câmera, vem sem teto e usa faróis simples como os do VW.

 

Focus
Focus
Civic
Civic
Sentra
Sentra
Corolla
Corolla
Jetta
Jetta

 

A Honda atacou os pontos fracos de seu médio e conseguiu grande resultado: é hora de a Toyota fazer o mesmo, embora pareça confortável com as altas vendas

 

Como conclusão, as melhores relações entre conteúdo e preço são do Sentra (mais barato e bem-equipado) e do Focus (caro, mas justificado pelo que traz). O Jetta fica no meio-termo, seguido por Civic e em último lugar Corolla. E as notas, o que nos contam?

Contam que o Ford é o melhor em posição de dirigir, suspensão e visibilidade, mas o pior em espaço interno e porta-malas. Que o Honda vence todos em estilo e direção, sem ficar isolado em último em qualquer item. Que o Toyota, embora superior em segurança passiva, obtém a pior nota em itens de conveniência, consumo e estabilidade. Que o VW ganha em instrumentos e motor, mas perde em estilo, acabamento, suspensão e segurança passiva. Que o Nissan, sem sobressair em quesito algum, leva nota mais baixa em posição de dirigir e transmissão.

 

 

A média de notas mantinha Focus e Civic à frente, seguidos por Jetta, Sentra e Corolla, até chegar ao item final: relação custo-benefício. Quando o conjunto de atributos é confrontado ao preço do carro avaliado, conclui-se que os dois primeiros são realmente os melhores e que o Nissan, não tão brilhante, está bem posicionado em preço para compensar o que deixa de oferecer. Isso não pode ser dito de Toyota e VW, que deveriam custar menos diante de suas limitações.

Tudo considerado, o novo Civic termina seu grande desafio empatado com o melhor carro do comparativo anterior, o Focus (não nos agrada o empate, mas evitá-lo envolveria alterar notas que foram atribuídas com todo o critério), o que constitui grande conquista para o sucessor do último colocado daquela ocasião. Então empatado com o Ford, o Jetta TSI de 2,0 litros deu lugar dessa vez ao “irmão” menos potente e ficou na posição seguinte, equilibrado ao Sentra, com a ressalva do menor preço deste. O último lugar vai dessa vez para o Corolla, que — não obstante suas vendas — deveria atacar seus pontos fracos como fez, com muito êxito, o adversário da Honda.

Mais Avaliações

 

Nossas notas

Focus Civic Sentra Corolla Jetta
Estilo 4 5 4 4 3
Acabamento 4 4 4 4 3
Posição de dirigir 5 4 3 4 4
Instrumentos 4 4 4 4 5
Itens de conveniência 5 4 5 3 4
Espaço interno 3 4 4 4 4
Porta-malas 3 5 5 4 5
Motor 4 4 4 4 5
Desempenho 4 3 3 3 4
Consumo 4 5 4 3 5
Transmissão 4 4 3 4 4
Freios 4 4 4 4 4
Direção 4 5 4 4 4
Suspensão 5 4 4 4 3
Estabilidade 5 5 4 3 5
Visibilidade 5 3 4 4 3
Segurança passiva 4 4 4 5 3
Custo-benefício 4 4 4 3 3
Média 4,17 4,17 3,94 3,78 3,94
Posição 1º. 1º. 3º. 5º. 3º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Focus Civic Sentra Corolla Jetta
Envie sua opinião sobre o carro que possui