Sedãs: quatro oponentes lançam desafio a novo Civic

Focus
Focus
Civic
Civic
Sentra
Sentra
Corolla
Corolla
Jetta
Jetta

 

Para acelerar de 0 a 100 km/h o Ford (9,4 s) e o VW (9,6 s) ficam à frente, seguidos por Toyota (10,2 s), Honda (10,9 s) e Nissan (11,2 s), mas há outras questões a considerar em desempenho

 

Desempenho e consumo

Mais potente do grupo, o Focus é também o mais pesado, o que deixa sua relação peso-potência pouco melhor que as de Civic e Corolla (veja-as abaixo na ficha técnica), seguidos por Sentra e Jetta. Este, por outro lado, dispõe de mais potência nas faixas médias de rotação por causa do motor turbo — e temos aqui três sistemas diversos de transmissão. Como tudo isso afeta o desempenho e o consumo dos sedãs médios?

O Ford obteve as melhores acelerações, como 0-100 km/h em 9,4 segundos, seguido de perto por VW (9,6 s). Na sequência vêm Toyota (10,2 s), Honda (10,9 s) e Nissan (11,2 s). Chamou atenção no Civic a saída lenta ao usar o estol da transmissão (2.000 rpm): é provável haver limitação de torque nessa condição. Os melhores tempos vieram ao acelerar de repente, sem usar o pedal de freio. Em qualquer caso, como no Sentra, a rotação sobe até o limite (6.500 rpm no Honda, 6.200 no Nissan), atingido ao redor de 80 km/h, e ali estaciona até a velocidade máxima.

Se colocado em modo manual o Civic passa a oscilar entre relações definidas pela CVT, o que pode agradar mais aos ouvidos que a monotonia do ruído constante, mas o prejudica em aceleração. O Corolla atua em qualquer modo como o Civic em manual: o fabricante abriu mão de desempenho para atender a quem não gosta do comportamento desse tipo de caixa.

Nem todos fazem o melhor aproveitamento da potência ao acelerar. Bom arranjo é o do Civic: 6.500 rpm ficam 200 acima do pico. O Focus muda de marcha em modo esportivo a até 6.300 rpm (fica 200 abaixo do ideal), ao passo que o Sentra (mantido a 6.200 rpm) está 1.100 acima da potência máxima, e o Jetta (trocas a 6.500 rpm em S), nada menos que 1.500 rpm acima. O Corolla oscila em torno de 5.000-6.000 rpm, coerente com a potência a 5.600, mas de toda forma menos eficaz que se mantivesse a rotação de pico.

Nas retomadas, o torque adicional do motor turbo falou alto e garantiu a vitória ao Jetta, que fez o 80-120 km/h em 7,3 s diante de Corolla (7,8 s), Focus (7,9 s), Sentra (8,6 s) e Civic (8,8 s). Por que o Ford ficou para trás do Toyota? Carros dotados de CVT beneficiam-se em certas condições, pois a transmissão responde rápido ao pedido de maior rotação e não precisa escolher uma marcha. Agrava o caso do Focus a mudança mais lenta que no Jetta, pois a caixa de dupla embreagem atua como se tivesse só uma nessa situação: precisa sair de uma marcha e aplicar outra que não estava pré-selecionada.

Apenas três dos fabricantes informam velocidade máxima, que deixaria o Ford pouco à frente do VW com o Nissan bem atrás (veja dados oficiais abaixo). Estimamos que os outros dois ficariam pouco adiante deste último por sua potência adicional.

É preciso observar que Civic, Sentra e Corolla foram medidos com álcool e os demais com gasolina, esta obrigatória no Jetta. Temos tentado uma padronização, mas os carros vêm dos fabricantes com tanque cheio e não havia como mudarmos de combustível de forma confiável, via drenagem do tanque (apenas abastecê-lo na reserva causa mistura e prejudica a confiabilidade dos dados). Por isso a comparação de consumo fica prejudicada.

Entre os dois a gasolina o VW foi mais econômico, tendo alcançado marcas excelentes no trajeto leve em cidade e no de rodovia, mas o Ford não se saiu mal. Entre os três a álcool foi clara a vitória do Honda, em especial no trajeto rodoviário, com o Toyota em último em duas das condições e o Nissan na outra.

Percebe-se que os modelos com CVT, sobretudo Sentra e Corolla, não conseguem em rodovia os bons resultados do trajeto urbano leve, ao contrário de Focus e Jetta. A razão mais provável é que tais transmissões elevem a rotação além do necessário nas várias subidas do percurso, cumprindo-as com acelerador pouco aberto, condição de baixa eficiência. De fato, a caixa do Ford raramente reduz e a do VW cumpre quase todo o trajeto em sexta, o que favorece a economia.

Um exercício permite comparar os resultados dos cinco: aplicar aos resultados com álcool o fator 1,45, que representa em média o rendimento adicional com gasolina (ou seja, roda-se com um litro dela 45% a mais que com o litro de álcool). Se isso for feito, chegamos a 16,1, 8,4 e 17,1 km/l para o Civic; 14,2, 7,4 e 13,3 km/l para o Sentra; e 13,2, 7,5 e 12,5 km/l para o Corolla, seguindo a ordem de trajetos da tabela abaixo. O resultado seria a vitória geral do Honda, seguido por VW, Ford/Nissan (bem próximos) e Toyota.

 

Focus (gas.) Civic (álc.) Sentra (álc.) Corolla (álc.) Jetta (gas.)
Aceleração (s)
0 a 100 km/h 9,4 10,9 11,2 10,2 9,6
0 a 120 km/h 12,9 14,5 15,9 13,5 13,0
0 a 400 m 16,3 18,1 18,1 17,8 16,9
Retomada (s)
60 a 100 km/h 7,1 7,8 7,2 7,3 6,8
60 a 120 km/h 10,5 11,6 10,7 9,6 9,5
80 a 120 km/h 7,9 8,8 8,6 7,8 7,3
Consumo (km/l)
Trajeto leve em cidade 13,3 11,1 9,8 9,1 14,8
Trajeto exigente em cidade 7,5 5,8 5,1 5,2 7,7
Trajeto em rodovia 15,2 11,8 9,2 8,6 16,1
Autonomia (km)
Trajeto leve em cidade 658 559 459 491 733
Trajeto exigente em cidade 371 292 239 281 381
Trajeto em rodovia 752 595 431 464 797
Testes efetuados com gasolina (Focus e Jetta) e álcool (outros); retomadas com reduções automáticas; melhores resultados em negrito (separados conforme combustível no caso de consumo e autonomia); conheça nossos métodos de medição

 

Dados dos fabricantes

Focus Civic Sentra Corolla Jetta
Vel. máxima (km/h) 206 ND 186 ND 203
0 a 100 km/h (s) ND/9,2 ND 10,1 ND/9,6 8,6
Consumo em cidade (km/l) 9,7/6,7 10,6/7,2 9,8/6,6 10,6/7,2 10,4
Consumo em rodovia (km/l) 13,0/9,2 12,9/8,9 13,1/9,0 12,6/8,8 13,8
Dados do fabricante para gasolina/álcool (no Jetta, apenas gasolina); consumo conforme padrões do Inmetro

 

 

Focus
Focus
Civic
Civic
Sentra
Sentra
Corolla
Corolla
Jetta
Jetta

 

O Jetta obteve menor consumo, mas ao calcular a equivalência à gasolina o Civic (testado com álcool) fica com as melhores marcas e vai a 17,1 km/l em rodovia

 

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