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Apresentação

A Ford acerta no novo Fiesta Sedan

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Estilo dos mais interessantes e motor 1,6 flexível de 111 cv
reforçam a presença da marca entre os três-volumes pequenos

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação
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Junto da aparência agradável e do amplo porta-malas, o motor flexível promete deixar o novo sedã competitivo no segmento, apesar do interior ainda espartano

Um belo trabalho de estilo: esta é a primeira impressão que deixa o novo Fiesta Sedan, terceiro modelo produzido pela Ford em Camaçari, BA. Derivado do hatch lançado há dois anos, o três-volumes desenhado aqui revela linhas agradáveis, modernas e muito atraentes, talvez as mais interessantes do segmento, que inclui os sedãs Corsa, Clio, Polo e o Siena.

Com evidente inspiração no Mondeo e alguma semelhança com o Focus, o Sedan substitui o modelo antigo, trazido do México. Mede 4,20 metros de comprimento, 30 cm a mais que o hatch, mas mantém o entreeixos deste último. Novidade é a oferta de acabamentos First e Trend, este com materiais algo superiores, mas ainda pobres diante da concorrência. Os instrumentos ganham molduras em prata. Seu porta-malas, para 479 litros, supera os modelos da GM e da VW (432 l), ficando atrás do Renault (510) e do Fiat (500); possui dobradiças pantográficas e comando interno.

O Sedan terá três motores: o 1,0-litro aspirado de 66 cv, um tanto subdimensionado para seu maior peso; o Supercharger 1,0, com compressor e 95 cv; e o inédito 1,6 flexível. Este passou de 98 para 105,2 (com gasolina) ou 111 cv (com álcool), ótimo resultado, graças à taxa de compressão elevada (12,3:1): é o mais potente carro nacional na cilindrada e supera por 1 cv os concorrentes Clio e Siena.

O torque subiu de 14,37 para 14,8 (gasolina) ou 15,8 m.kgf (álcool), sempre a altas 4.250 rpm. Embora pese respeitáveis 1.128 kg (75 kg a mais), o Sedan 1,6 Flex anda bem: máxima de 180 km/h e 0-100 em 11,7 s com álcool (gasolina, 174 km/h e 12,4 s). Na próxima semana o BCWS participa da apresentação ao restante da imprensa (revistas e parte dos jornais já o dirigiram), quando então trará detalhes e impressões ao volante.

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Data de publicação: 1/9/04

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