Best Cars Web Site
Curiosidades

Para aprender brincando

Clique para ampliar a imagem

A Mercedes-Benz promove mais um curso de direção para
ensinar clientes e concessionários e promover seus produtos

Texto: Gino Brasil - Fotos do autor e de divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Instrutores vindos da Alemanha explicam como realizar as provas, que acontecem em piso peso e molhado

Dirigir de maneira esportiva, porém segura, é algo que traz prazer a quem gosta de carro e de direção. O que dizer de dirigir recentes lançamentos da Mercedes-Benz — das linhas Classe B, C, CLK, E e CLS — e levar esses carros a seu limite, onde toda a eletrônica embarcada pode mostrar as razões de estar presente?

É exatamente essa a proposta do Curso de Direção Segura da Mercedes-Benz, promovido pela fábrica alemã no Campo de Provas da Goodyear, em Americana, SP sob supervisão de instrutores vindos da Alemanha especialmente para esse evento. O curso, que é realizado desde 2001 e encontra-se na quinta edição, é uma ação da Mercedes-Benz oferecida a seus concessionários e clientes, para que possam aprender técnicas para uma melhor condução do veículo em situações extremas e de emergência.

Em paralelo a isso, a fábrica aproveita a oportunidade para mostrar a eficiência dos diversos componentes eletrônicos que equipam seus carros, como o controle de estabilidade (ESP) e o PreSafe, novo sistema que equipa o Classe E e, em uma freada de emergência, retrai automaticamente os cintos dianteiros a fim de manter o corpo dos ocupantes junto ao banco, entre outras ações.

O curso divide-se em seis provas: slalom, frenagem no molhado, curva, deslocamento de carga por meio de desvio, frenagem no seco com desvio e, finalmente, um circuito que reúne grande parte das situações vivenciadas ao longo do dia pelos participantes — que ficam sempre em duplas e podem dirigir mais de um dos veículos nas mesmas provas, para vislumbrar a diferença de comportamento entre eles.

Na prova de slalom, os participantes devem completar o percurso fazendo o ziguezague entre os cones a uma velocidade constante de 60 km/h. Nessa prova avalia-se a habilidade do condutor ao volante e também o quanto pode ser complicado desviar de um obstáculo, ainda que em baixa velocidade. Em seguida faz-se a frenagem em asfalto molhado. Na primeira parte a velocidade é de 50 km/h e o carro pára prontamente. Continua

Humor & Curiosidades - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 8/11/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados