Best Cars Web Site
Curiosidades

Pirataria sobre rodas

Com cópias de desenhos de outros fabricantes, chineses
colecionam processos e espalham preocupação pelo mundo

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Foi-se o tempo em que a China copiava apenas projetos e padrões visuais de equipamentos eletrônicos, programas de informática ou relógios produzidos no Japão e em outras regiões do mundo. Há uma nova pirataria que vem preocupando grandes empresas e levando aos tribunais casos bem peculiares: o plágio de automóveis.

O caso mais emblemático é o de um pequeno carro chinês chamado QQ, produzido pela Chery Automobile. Quando a General Motors iniciou naquele país as vendas de seu Chevrolet Spark, em 2003, percebeu que os carros apresentavam mais que uma mera semelhança... Descobriu-se mais tarde que a Chery havia adquirido em 2001 dois projetos da sul-coreana Daewoo, então em estado de falência e depois absorvida pela GM. E que a corporação americana não foi informada dessa compra.

No alto, o Chery QQ (esquerda) e o Chevrolet Spark, caso mais famoso dos plágios chineses;
acima, o Laibao SR-V, cópia do Honda CR-V (foto menor) com um emblema que lembra o da Audi

Com preço inferior em 35% ao do modelo da Chevrolet, a Chery — que ainda usa um nome muito parecido a Chevy, como a Chevrolet é também conhecida — tem conseguido colocar nas ruas cinco vezes o número de unidades da "concorrente". A GM processou os chineses por usar "estrutura de carroceria, desenhos externo e interno e principais componentes idênticos" aos de seu carro, mas perdeu nos tribunais chineses em primeira instância.

O Spark pode ter sido o primeiro carro copiado por inteiro, mas seu fabricante não foi o único a enfrentar problemas com as cópias chinesas. A Honda deparou-se com situação similar ao conhecer o utilitário esporte Laibao SR-V, fabricado pela ShuangHuan Auto e claramente "inspirado" no CR-V da marca japonesa. Sem tração integral e com tecnologia bem mais antiga, o utilitário pirata custa na China menos da metade do modelo da Honda, também feito localmente em associação com a Dongfeng Motor Corp. O processo de US$ 12 milhões da empresa japonesa contra a chinesa, no entanto, não deu em nada. Continua

Humor & Curiosidades - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 23/8/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados