Best Cars Web Site
Curiosidades

Amphicar: de carro na água

Inovador, mas mal sucedido, este conversível alemão
podia trafegar por rios e lagos com desenvoltura

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: divulgação

Que tal um automóvel que possa circular por ruas e estradas e, quando necessário, atravessar rios e lagos para cortar caminho ou simplesmente por lazer? Boa idéia para as alagadas ruas paulistanas, não? Pois foi na Alemanha, nos anos 60, que surgiu o Amphicar, o primeiro carro anfíbio de uso civil do mundo.

Apesar da proposta inovadora, foram vendidos apenas 800 Amphicars

É verdade que, no longínquo 1804, o veículo Oliver Evans Orukter Amphibolos havia chegado a emocionantes 6 km/h na água, e que em 1932 o alemão Hans Trippel construíra um protótipo anfíbio com tração integral, que teve 1.000 unidades produzidas na fábrica da Bugatti, em Molsheim, para uso na Segunda Guerra Mundial. Existiu também o Schwimmwagen com mecânica VW (saiba mais). Mas o Amphicar veio para o lazer -- e com metas ambiciosas de mercado.

Desenvolvido pela empresa de mesmo nome, o automóvel foi apresentado no Salão de Genebra de 1959 e lançado em 1961, com a meta de vender 20 mil unidades. Era um conversível de quatro lugares e linhas um tanto estranhas, com motor Triumph S4 inglês de 1.150 cm3 na traseira. A transmissão de quatro marchas usava dois eixos para mover as hélices de nylon. Podia alcançar 110 km/h no asfalto e 6,5 nós na água.

Alto, de linhas estranhas, o carro contava ainda com duas hélices propulsoras na traseira. O chassi de aço enferrujava facilmente no uso em água salgada, uma limitação inesperada

Naturalmente havia problemas. O Amphicar era instável em qualquer condição e seu chassi, um monocoque de aço, apresentava acelerada corrosão no caso de uso em água salgada. A direção permanecia nas rodas dianteiras, o que resultava em enorme diâmetro de giro na água, pois a traseira não se movia como nos barcos.

A proposta, apesar de curiosa, foi um grande fracasso. Apenas 800 unidades foram produzidas até 1968, quando o Amphicar deixou o mercado.

Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados