Best Cars Web Site
Curiosidades

Os pequenos notáveis

Com incentivos do governo, marcas japonesas fazem
a festa com carros de até 660 cm³ para os "sem-garagem"

Texto: Thiago Mariz - Fotos: divulgação

Não é só no Brasil que os carros de baixa cilindrada fazem sucesso. O Japão, apesar de ter uma indústria automobilística das mais completas e avançadas do mundo e um poder de compra bem diferente do nosso, é um país dos menores e com altíssima densidade demográfica. Seu território, marcado com muitas montanhas, reserva ainda menor espaço para a população.

As casas seguem a proporção — são pequenas e, muitas vezes, não possuem garagem. Pior ainda é que, ao comprar um automóvel, o consumidor japonês precisa provar que tem garagem em casa. O que fazer? É aí que entram em cena os kei jidosha, ou minicarros. São modelos muito compactos, com motores de até 660 cm³, que possuem benefícios fiscais e não necessitam de comprovação de local para serem guardados.

Que tal um Porsche Boxster com um quarto da cilindrada? É o que parece o míni-roadster Daihatsu Copen. No alto, o Suzuki Twin

Aliando esse benefício ao trânsito caótico dos centros urbanos de qualquer grande cidade, ao preço baixo e à grande agilidade, esses pequenos notáveis fazem sucesso. Para atender às normas nipônicas, devem ter até 3,40 metros de comprimento, 1,48 m de largura e 2 m (!) de altura, além de respeitar aquela cilindrada máxima.

Fora isso, as fábricas não possuem nenhuma outra restrição mecânica, o que acaba por criar elementos curiosos. São carros urbanos, pequenos e que comportam quase sempre quatro ocupantes, mas recheados de tecnologia. Seu sucesso avança pela Ásia e Europa afora e os fabricantes não perdem tempo, apresentando freqüentes novidades. Confira os “filhotes” das principais marcas.

A versão mais esportiva do Copen, com spoilers e rodas inspiradas nos esportivos ingleses. O motor de 660 cm3 rende 63 cv com turbo

Daihatsu Copen   Dá para imaginar um roadster com motor de menos de 0,7 litro? A Daihatsu não só imaginou como fabrica o Copen, espécie de Porsche Boxster em escala. Com linhas arredondadas e agradáveis, o carrinho esporte vem com um motor de 659 cm³, com quatro cilindros, 16 válvulas e turbocompressor. Desenvolve 63 cv a 6.000 rpm e o torque fica em 11 m.kgf a 3.200 rpm. Pode vir com câmbio automático de quatro marchas ou manual de cinco. Continua

Humor & Curiosidades - Página principal - e-mail

Data de publicação: 26/8/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados